Cascavel cria força-tarefa para desastres e prepara servidores diante de risco de eventos climáticos
Portaria publicada pela Prefeitura formaliza grupo de aproximadamente 50 servidores para atuar em emergências; medida ocorre enquanto especialistas alertam para os impactos do El Niño e o aumento das chuvas no Paraná
Créditos: Divulgação
A Prefeitura de Cascavel publicou uma portaria que formaliza a convocação de servidores municipais para atuação em situações de emergência e desastres naturais. A medida integra o Plano de Contingência da Defesa Civil e estabelece uma estrutura organizada de resposta para ocorrências que exijam mobilização rápida do poder público.
O documento institui o Grupo de Acionamento Emergencial (GAE), formado por cerca de 50 servidores de diferentes secretarias municipais. Eles poderão ser convocados para atuar em situações de emergência, calamidade pública ou outras ocorrências consideradas relevantes pela Defesa Civil.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Nei Haveroth, a portaria corrige uma lacuna existente nos planos anteriores. Embora já houvesse a previsão de participação de servidores municipais nas ações de resposta, não existia uma formalização que definisse oficialmente os integrantes e suas atribuições.
“Esses servidores vão receber treinamento e orientações para atuar em conjunto com a Defesa Civil. Quando ocorrer um desastre ou uma situação emergencial, eles já saberão exatamente quais são suas funções e como prestar atendimento à população”, explicou.
De acordo com Haveroth, além das situações de calamidade pública, os servidores poderão ser mobilizados em outras ações consideradas estratégicas para a proteção da população. O objetivo é ampliar a capacidade operacional do município e garantir respostas mais rápidas diante de eventos que demandem atuação conjunta das secretarias.
Os integrantes do grupo passarão por capacitações, treinamentos e orientações específicas para conhecer os protocolos de atuação da Defesa Civil e os procedimentos adotados em diferentes tipos de ocorrência.
El Niño
A criação da força-tarefa ocorre em um momento de atenção das autoridades para as condições climáticas previstas para os próximos meses. Neste mês, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou o retorno do fenômeno El Niño, que deverá influenciar o clima no Paraná a partir de julho.
Segundo o Simepar, as projeções indicam chuvas acima da média em todo o Estado até dezembro, com possibilidade de volumes significativamente superiores durante a primavera. O cenário aumenta o risco de temporais, ventos fortes, descargas elétricas, granizo e ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas.
Diante desse cenário, a Defesa Civil tem reforçado ações de prevenção, atualização de planos de contingência e preparação das equipes municipais para enfrentar possíveis impactos decorrentes das mudanças climáticas previstas para o segundo semestre.
Divulgação
