RESULT

Brasil e Índia ampliam parceria espacial e discutem lançamento de novos satélites

Encontro entre Lula e o primeiro-ministro Narendra Modi fortalece cooperação tecnológica e pode impulsionar novo acordo aeroespacial entre os países

Por Gazeta do Paraná

Brasil e Índia ampliam parceria espacial e discutem lançamento de novos satélites

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta terça-feira (8/7), o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para assinatura de novos acordos bilaterais e discussão sobre cooperação tecnológica. Um dos temas centrais da conversa foi o fortalecimento da colaboração no setor aeroespacial, com foco em lançamentos de satélites e desenvolvimento de veículos espaciais.

O Brasil e a Índia já possuem histórico de parceria no setor: em 2021, o satélite brasileiro Amazônia 1 foi lançado a partir da base indiana de Sriharikota.

Durante a visita, o secretário do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Periasamy Kumaran, destacou o interesse em ampliar a cooperação espacial. Segundo ele, o premiê Modi compartilhou com Lula informações sobre o programa espacial indiano, conhecido por seu custo reduzido e pelo estímulo à inovação.

“Destacamos que nossas missões espaciais custam menos do que fazer um filme de Hollywood sobre o tema”, afirmou Kumaran, acrescentando que há mais de 300 startups indianas atuando no setor, muitas fundadas por jovens empreendedores com apoio da Organização Indiana de Pesquisa Espacial.

Modi reforçou em publicação nas redes sociais que “há enorme potencial para o aprofundamento dos laços comerciais e tecnológicos” com o Brasil. A visita acontece logo após a cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, da qual ambos os países fazem parte, ao lado de outras nações emergentes.

Além da pauta espacial, os líderes assinaram acordos bilaterais em temas como combate ao terrorismo internacional, segurança, inteligência artificial e mudanças climáticas.

Acesse nosso canal no WhatsApp