RESULT

Bolsonaro recebe alta após cirurgia abdominal e continuará tratamento em casa

Ele passou por uma laparotomia exploradora para desobstrução intestinal

Por Gazeta do Paraná

Bolsonaro recebe alta após cirurgia abdominal e continuará tratamento em casa Créditos: Lula Marques/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, recebeu alta médica na manhã deste domingo (4), após permanecer 22 dias internado no hospital DF Star, em Brasília. Ele passou por uma laparotomia exploradora para desobstrução intestinal e reconstrução da parede abdominal — a sétima cirurgia relacionada às complicações da facada sofrida em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.

Ao deixar a unidade hospitalar, Bolsonaro foi recebido por apoiadores e se emocionou. Chorando, acenou ao público presente, mas não parou para falar com a imprensa. Por orientação médica, o ex-presidente deve evitar aglomerações e continuará o tratamento em casa, com acompanhamento especializado.

Desde o atentado em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro já foi submetido a 10 cirurgias, das quais sete foram diretamente ligadas ao ferimento abdominal. O episódio de 2018 deixou graves sequelas no sistema digestivo do então candidato, exigindo repetidos procedimentos para correções internas.

Um dos episódios mais graves ocorreu em julho de 2021, quando ele foi diagnosticado com suboclusão intestinal, uma obstrução parcial que impede o avanço dos alimentos e secreções pelo tubo digestivo. O novo procedimento realizado em abril visou corrigir agravamentos semelhantes.

A equipe médica responsável pela cirurgia informou que o procedimento foi bem-sucedido, mas reforçou a necessidade de repouso e acompanhamento contínuo devido ao histórico delicado de saúde do ex-presidente.