Bancada do PT propõe novo projeto pelo fim da escala de trabalho 6×1
Partido apresenta projeto de lei para reduzir jornada semanal de 44 para 36 horas, sem corte de salário, e incluir deslocamento na carga horária
Por Gazeta do Paraná

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nesta quarta-feira (2) um projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas, sem redução salarial. A proposta também estabelece que o tempo de deslocamento até o trabalho seja contabilizado na jornada, em casos específicos.
Diferente de propostas anteriores, que tramitam como Propostas de Emenda à Constituição (PECs), o PT optou por um projeto de lei por acreditar que há mais viabilidade política para aprovação já que a exigência de quórum é menor. Para uma PEC, são necessários 308 votos favoráveis em dois turnos; já um PL pode ser aprovado com maioria simples.
A proposta também prevê:
-
Fim da escala 6 dias de trabalho por 1 de descanso (6×1);
-
Inclusão do tempo de deslocamento na jornada, quando não houver transporte público adequado;
-
Flexibilização da compensação para micro e pequenas empresas, mediante acordos coletivos;
-
Limite de até duas horas extras diárias;
-
Proteção especial para gestantes e lactantes;
-
Permissão de jornadas 12×36 apenas mediante negociação coletiva, para setores como saúde e segurança.
Na justificativa, os parlamentares citam dados alarmantes: 72% dos brasileiros relataram estar estressados com o trabalho, e, em 2022, mais de 209 mil pessoas foram afastadas por questões de saúde mental.
Apesar da relevância do tema, a resistência entre parlamentares e setores empresariais pode dificultar a tramitação do projeto.
