Assembleia Legislativa retoma sessões plenárias após recesso parlamentar
Programação conta com sessões solenes, lançamento de frente parlamentar, curso de IA na Casa de Leis, além de duas edições de interiorização
Por Da Redação

A Assembleia Legislativa do Paraná retoma as atividades pós-recesso parlamentar na próxima semana. A agenda conta com as sessões plenárias, além de eventos comemorativos, lançamento de frente parlamentar e reuniões das comissões temáticas e permanentes. Duas sessões de interiorização também marcam a programação.
Castro e Goioerê recebem as edições da Assembleia Itinerante na quarta (6) e sexta-feira (8), respectivamente. A primeira será realizada durante a Agroleite, tradicional evento do setor agropecuário. Já em Goioerê, a edição ocorrerá no espaço da 37ª ExpoGoio, feira que movimenta a economia e o comércio da região Noroeste.
Cônsul
Para comemorar o Dia do Cônsul, celebrado oficialmente em 6 de agosto, a Assembleia Legislativa do Paraná vai receber o cônsul de Bangladesh, Marcelo Grendel, presidente da Sociedade do Corpo Consular. A iniciativa é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e o evento vai ocupar o grande expediente da sessão não deliberativa da segunda-feira (4), às 19 horas. A data foi instituída por meio da Lei estadual nº 18.999/2017, atendendo solicitação do corpo consular no Paraná. Grendel, que também é empresário e professor, possui graduação em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, especializações em Comércio Exterior e Comércio Internacional pela Baldwin-Wallace University (EUA), além de mestrado em Negócios Internacionais pela mesma instituição.
Quitandinha
Os 64 anos de emancipação política do município de Quitandinha serão celebrados pelo Poder Legislativo estadual. A data é 13 de junho, mas a cerimônia será realizada na próxima segunda-feira. A proposição é do deputado Thiago Bührer (União) e vai reunir representantes da cidade que contribuíram para o desenvolvimento local.
Defesa da Advocacia
A Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia será instalada formalmente na próxima terça-feira (%), em uma sessão solene às 18 horas, no Plenário da Assembleia. O colegiado atuará como espaço de diálogo entre o Legislativo, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB/PR), instituições públicas e a sociedade civil.
Na cerimônia, proposta pela Comissão Executiva, ocorrerá a assinatura de dois termos de cooperação: um entre a Escola do Legislativo, a OAB/PR e a Escola Superior da Advocacia, e outro entre a OAB/PR e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).
O grupo de trabalho será coordenado pelo 1º secretário da Alep, deputado Gugu Bueno (PSD), e conta com a assinatura de outros 30 parlamentares.
Agroecologia
Uma sessão solene vai homenagear a 22ª Jornada de Agroecologia. O evento será realizado na quarta-feira (6), às 10 horas, no Plenário, e antecede o início da Jornada, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de agosto, no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um dos objetivos da Jornada é apresentar à sociedade a agroecologia como alternativa ao sistema do agronegócio, para a produção de alimentos saudáveis e o enfrentamento da crise ambiental. A Jornada de Agroecologia é realizada por uma articulação de mais de 60 organizações, movimentos sociais, coletivos e instituições de ensino, entre elas a UFPR. A proposição é assinada por diversos parlamentares.
IA
“Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações” é o tema de um curso que será promovido na próxima semana pela Escola do Legislativo, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (SEAP). O evento será realizado na quinta (7) e sexta (8), no Plenário. O objetivo é proporcionar conhecimento, compreensão e aplicação prática da inteligência artificial na elaboração de artefatos de planejamento de contratações, observando as melhores práticas de governança e gestão. O público-alvo é formado por servidores estaduais e municipais.
Sessão plenária
A sessão plenária da próxima semana conta com sete itens na pauta. Em segundo turno, retorna à votação o projeto de lei 639/2024, que trata da conscientização e de medidas de prevenção às doenças cardiovasculares. A proposta visa alertar a sociedade sobre essas doenças, bem como proporcionar aos pacientes uma recuperação eficiente, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os riscos de futuros eventos. O texto é do deputado Hussein Bakri (PSD).
Em primeiro turno, chega ao Plenário o projeto de lei 457/2024, que institui a Campanha sobre a Síndrome de Cornélia de Lange. A síndrome é uma doença genética rara que afeta aproximadamente 1 em cada 10.000 a 50.000 nascimentos, sem distinção de sexo. Essa condição é causada por variantes genéticas e caracteriza-se por uma ampla gama de sintomas, incluindo refluxo gastroesofágico, dificuldades alimentares, malformações cardíacas e alterações neurológicas, geniturinárias e oftalmológicas.
Já o projeto de lei 439/2025, do Poder Executivo, autoriza a alienação de uma área localizada na Colônia Boa Ventura, na Comarca de Pitanga. De propriedade do Instituto Água e Terra (IAT), a área será destinada à regularização fundiária de terras devolutas pertencentes ao Estado, beneficiando seus atuais ocupantes.
Duas proposições concedem o título de utilidade pública: uma do deputado Requião Filho (PDT), ao Instituto Moradas do Tempo, de Curitiba (PL 288/2025); e outra do deputado Alexandre Curi (PSD), à Federação Paranaense de Esportes Radicais, também em Curitiba (PL 452/2025).
Por fim, a deputada Marli Paulino (SD) propôs a inclusão da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Goioerê (ExpoGoio) no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná (PL 354/2025).
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (1º) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
