RESULT

Anta mais velha do Refúgio Biológico Bela Vista ganha festa de aniversário

As antas são os maiores mamíferos da América do Sul e estão criticamente ameaçadas de extinção. Nas áreas de Mata Atlântica, a maioria das populações de espécies (cerca de 70%) é composta por menos de 200 indivíduos.

Por Eliane Alexandrino

Anta mais velha do Refúgio Biológico Bela Vista ganha festa de aniversário Créditos: Assessoria

A anta Margarida, anciã da espécie no Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu em Foz do Iguaçu (PR), completa 32 anos. Para comemorar a data, a equipe de tratadores fará um enriquecimento ambiental especial para ela, com decoração do recinto, bolo de frutas e guloseimas que ela mais gosta. 

Não há informações precisas sobre a expectativa de vida das antas, mas é estimado que vivam entre 25 e 30 anos. A literatura cita que o animal mais velho em cativeiro morreu com 39 anos e meio.

As antas são os maiores mamíferos da América do Sul e estão criticamente ameaçadas de extinção. Nas áreas de Mata Atlântica, a maioria das populações de espécies (cerca de 70%) é composta por menos de 200 indivíduos. Isso as coloca em uma situação extremamente frágil, com risco de desaparecer completamente em até 33 anos, o que equivale a três gerações. Além disso, os especialistas estimam que, nas próximas três décadas, o número de indivíduos dessas populações pode ser reduzido pela metade.

 

Texto e foto: Assessoria Itaipu

Acesse nosso canal no WhatsApp