GCAST

Alunos da Rede Municipal de Ensino realizam visita ao Autódromo e vivem um dia de corrida da Stock Car

Pequenos conheceram os boxes, tiraram foto no pódio, assistiram os carros correr e muito mais

Por Gazeta do Paraná

Alunos da Rede Municipal de Ensino realizam visita ao Autódromo e vivem um dia de corrida da Stock Car Créditos: Secom

Cascavel respira o automobilismo. A cidade é a casa do autódromo mais rápido do Brasil e recebe as maiores competições do esporte a motor nacional, como a Stock Car, que acontece neste fim de semana, no Autódromo Internacional Zilmar Beux. 

E hoje (5) foi a vez de mais de 150 alunos da Rede municipal de Ensino e de atendidos nos Centros de Convivência viverem a adrenalina de um dia de corrida. A ação foi um convite da Stock Car, via Secretaria de Educação e Assistência Social, que proporcionou uma experiência que os pequenos nunca irão esquecer. 

Durante a visita, as crianças visitaram os boxes, assistiram ao treino livre 2, conheceram os pilotos, tiraram foto no pódio e viram a rotina de um dia de corrida, além é claro de um coffee break delicioso. 

O prefeito Renato Silva destacou a importância das crianças conhecerem os espaços da cidade. “A gente não conhece o nosso potencial e nada melhor do que proporcionar isso às nossas crianças, para que elas saibam o que é nosso, onde a gente mora, no nosso município, na nossa cidade. Mostrar esse autódromo, que o mundo inteiro conhece, é uma oportunidade única. Para as crianças, que têm expectativa e sonho, nada melhor do que presenciar essa obra histórica. Temos que manter essa chama viva e cada vez mais incentivar nossas crianças a participar do esporte. Não tenho dúvida de que esse passeio vai marcar a história”. 

Quem amou a visita foi o aluno Kelvin Luiz Alves Lavandoski que resumiu a sua emoção: “Estou muito feliz por estar aqui. Eu achei muito grande, muito legal. Vai ficar para a vida”.

Segundo o coordenador da Escola José Silvério de Oliveira, Maicon Luciano Reolon, a experiência foi inédita para a maioria dos alunos. “É um momento único, nenhum deles conhecia o autódromo. É um passeio que não vai sair da memória deles”. 

A diretora da Escola Quintino Bocaiuva, Taísa de Matos Dutra, conta sobre a expectativa dos estudantes.  “Eles estavam a semana toda ansiosos. Muitos não conheciam o espaço e com certeza esse dia vai ficar gravado na memória deles"

De acordo com o assessor de gabinete da Secretaria de Educação, Dejair Márcio de Oliveira, a visita teve caráter cultural e educativo. “É muito bacana trazer as crianças da área rural, que muitas vezes não têm a oportunidade de conhecer o autódromo. A ideia é que elas se aproximem da cultura dos eventos da nossa cidade e desfrutem desse espaço que é do município.”

Já a representante do Instituto Stock Car, Camila Melo, destacou que o projeto busca democratizar o acesso ao automobilismo. “Queremos mostrar que o automobilismo é para todos. As crianças conhecem os boxes, a rotina dos pilotos e um ecossistema que envolve mecânicos, imprensa e muitas profissões. Nosso intuito é despertar uma sementinha de algo que elas queiram ser no futuro”. 

Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp