Advogado alvo da CPMI do INSS recebeu título de cidadão natalense em 2022
Ele é apontado como ligado ao empresário Maurício Camisotti, investigado por ser um dos beneficiários finais de descontos indevido

O advogado Nelson Wilians, que teve um pedido de prisão preventiva aprovado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na última quinta-feira (25), recebeu em 2022 o título de cidadão natalense, concedido pela Câmara Municipal de Natal por iniciativa do então vereador Klaus Araújo (PSDB), hoje secretário adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Wilians é apontado como ligado ao empresário Maurício Camisotti, investigado por ser um dos beneficiários finais de descontos indevidos contra segurados do INSS. O requerimento pelo pedido de prisão foi apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que destacou que a Polícia Federal já havia representado pela custódia cautelar, alegando risco de obstrução das investigações e continuidade delitiva.
Embora o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tenha negado o pedido de forma monocrática, Correia afirmou que “permanecem atuais e graves os fundamentos para a prisão, diante da magnitude da organização criminosa e do prejuízo bilionário causado a milhões de segurados”. O parlamentar também mencionou indícios de intimidação de testemunhas, ocultação de bens e riscos à aplicação da lei penal, considerando o poder político e econômico do advogado.
A CPMI determinou ainda a quebra do sigilo bancário e fiscal de Nelson Wilians, com solicitação de relatórios ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Segundo reportagens do portal Metrópoles, o Coaf identificou transações atípicas que somam R$ 15,5 milhões em repasses realizados entre 2019 e 2024 pelo escritório Nelson Wilians Advogados a Camisotti.
Homenagem em Natal
Natural de Cianorte (PR), Wilians foi homenageado pela Câmara de Natal em agosto de 2022, em cerimônia no plenário da Casa Legislativa. O título destacou sua trajetória profissional e a expansão do Nelson Wilians Advogados (NWADV), descrito como o maior escritório de advocacia da América Latina, com 31 filiais e cerca de 2.500 colaboradores.
À época, o autor da proposta, Klaus Araújo, justificou a honraria pelos serviços prestados à advocacia e pela presença da banca no Rio Grande do Norte, onde mantém filial há mais de uma década. Durante a cerimônia, Wilians celebrou a homenagem: “É uma honra e satisfação imensa receber esse Título de Cidadão, pois é o reconhecimento de que fazemos parte da sociedade local. Esse Título é a concretização de que alcançamos esse objetivo”.
Além dele, também foi homenageado Fernando Cavalcanti, vice-presidente do escritório.
Com informações do SaibaMais
