RESULT

Advogado alvo da CPMI do INSS recebeu título de cidadão natalense em 2022

Ele é apontado como ligado ao empresário Maurício Camisotti, investigado por ser um dos beneficiários finais de descontos indevido

Advogado alvo da CPMI do INSS recebeu título de cidadão natalense em 2022 Créditos: Elpídio Junior

O advogado Nelson Wilians, que teve um pedido de prisão preventiva aprovado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na última quinta-feira (25), recebeu em 2022 o título de cidadão natalense, concedido pela Câmara Municipal de Natal por iniciativa do então vereador Klaus Araújo (PSDB), hoje secretário adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Wilians é apontado como ligado ao empresário Maurício Camisotti, investigado por ser um dos beneficiários finais de descontos indevidos contra segurados do INSS. O requerimento pelo pedido de prisão foi apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que destacou que a Polícia Federal já havia representado pela custódia cautelar, alegando risco de obstrução das investigações e continuidade delitiva.

Embora o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tenha negado o pedido de forma monocrática, Correia afirmou que “permanecem atuais e graves os fundamentos para a prisão, diante da magnitude da organização criminosa e do prejuízo bilionário causado a milhões de segurados”. O parlamentar também mencionou indícios de intimidação de testemunhas, ocultação de bens e riscos à aplicação da lei penal, considerando o poder político e econômico do advogado.

A CPMI determinou ainda a quebra do sigilo bancário e fiscal de Nelson Wilians, com solicitação de relatórios ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Segundo reportagens do portal Metrópoles, o Coaf identificou transações atípicas que somam R$ 15,5 milhões em repasses realizados entre 2019 e 2024 pelo escritório Nelson Wilians Advogados a Camisotti.

Homenagem em Natal

Natural de Cianorte (PR), Wilians foi homenageado pela Câmara de Natal em agosto de 2022, em cerimônia no plenário da Casa Legislativa. O título destacou sua trajetória profissional e a expansão do Nelson Wilians Advogados (NWADV), descrito como o maior escritório de advocacia da América Latina, com 31 filiais e cerca de 2.500 colaboradores.

À época, o autor da proposta, Klaus Araújo, justificou a honraria pelos serviços prestados à advocacia e pela presença da banca no Rio Grande do Norte, onde mantém filial há mais de uma década. Durante a cerimônia, Wilians celebrou a homenagem: “É uma honra e satisfação imensa receber esse Título de Cidadão, pois é o reconhecimento de que fazemos parte da sociedade local. Esse Título é a concretização de que alcançamos esse objetivo”.

Além dele, também foi homenageado Fernando Cavalcanti, vice-presidente do escritório.

Com informações do SaibaMais

Acesse nosso canal no WhatsApp