Seu Corpo é sua Morada’: CEONC foca no autocuidado neste Outubro Rosa
Campanha de 2025 reforça a importância da mulher olhar com amor para si como forma de prevenir o câncer de mama
Por Da Redação

O mês de outubro chega tingido de rosa, trazendo o convite à reflexão sobre saúde, prevenção e autocuidado também no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel. Referência de mais de três décadas no Oeste do Paraná em tecnologia e atenção integral a pacientes oncológicos, o hospital abraça novamente o Outubro Rosa, não apenas vestindo o tom da campanha, mas estimulando a prevenção e incentivando o diagnóstico precoce do câncer de mama, a neoplasia que mais acomete mulheres no Brasil e lidera as causas de morte por câncer entre elas.
Com o tema “Seu corpo é sua morada”, a campanha deste ano reforça que cada mulher merece olhar para si com atenção e carinho, cuidando do próprio corpo e da própria vida, para poder continuar cuidando de quem ama. Embora o câncer de mama seja mais frequente a partir dos 50 anos, mulheres mais jovens também podem ser acometidas, principalmente quando há histórico familiar. Por isso, conhecer o próprio corpo e iniciar o autoexame das mamas desde cedo é uma forma prática de prevenção e autocuidado.
“O autoexame permite identificar nódulos ou alterações na textura, coloração ou presença de secreção. Ele deve ser feito em frente ao espelho, no banho e deitada pelo menos uma vez ao mês. Ao perceber qualquer mudança, a orientação é buscar avaliação médica imediatamente”, explica o oncologista Reno Paulo Kunz, diretor técnico-médico do CEONC.
Um cenário que justifica atenção
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025 o Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano, com taxa de 41,89 diagnósticos por 100 mil mulheres, mais alta nas regiões Sul e Sudeste. No Paraná, estima-se 3.650 novos casos anuais.
Esses números mostram que a urgência da prevenção e do diagnóstico precoce não é abstrata. Ao contrário, é local, concreta e impacta diretamente a comunidade atendida. E deve mobilizar toda a sociedade.
Compromisso permanente
Com 32 anos de história, o CEONC mantém atuação contínua na prevenção e no diagnóstico precoce. A mobilização deste ano ganha ainda mais força por meio das redes sociais e veículos de comunicação, com conteúdos educativos e acessíveis a diferentes públicos, buscando sensibilizar mulheres de todas as idades, bem como os homens que convivem com elas.
De forma contínua, o hospital também investe em inovação e tecnologia para reduzir a mortalidade por neoplasias mamárias. Atualmente, está finalizando a estruturação de um novo espaço dedicado a procedimentos de última geração, voltados especialmente à saúde feminina.
“Nossa missão é buscar sempre alternativas menos agressivas, oferecendo cuidado integral e aumentando as chances de cura”, destaca o doutor Reno.
Segundo ele, a mamografia segue sendo o melhor exame para reduzir a mortalidade feminina por câncer de mama. Com a nova tecnologia, é possível detectar lesões pequenas, muitas vezes imperceptíveis em exames tradicionais.
Mamografia gratuita o ano todo
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização de mamografia em mulheres entre 40 e 74 anos, anualmente. No CEONC, o exame é gratuito durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento do SUS, tanto em Cascavel quanto em Francisco Beltrão.
O procedimento é simples, rápido e seguro, realizado com aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Dura cerca de 20 minutos e, ao contrário de alguns mitos, não causa dor intensa nem sequelas.
Para mulheres mais jovens, a mamografia deve ser indicada conforme avaliação médica, especialmente quando há histórico familiar.
“Em muitos casos, a recomendação é antecipar o exame em relação à idade em que a doença foi identificada no familiar, aumentando a segurança no acompanhamento”, detalha o oncologista.
Agende seu exame
O exame de mamografia no CEONC é simples de marcar. Basta acessar o site ceonc.com.br/ceonc/exames/mamografia-exame ou ligar para (45) 3040-4781 e escolher a melhor data. Não é necessário encaminhamento médico para mulheres acima de 40 anos.
Em Cascavel, o exame é realizado na Rua Maranhão, 599, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. E em Francisco Beltrão, funciona na Rua Alagoas, 360, no Bairro Alvorada, nos mesmos dias e horários.
