GCAST

Pacheco confirma pré-candidatura a deputado federal e anuncia troca de partido

Deputado estadual afirma que deixará o Progressistas e deve disputar vaga na Câmara em 2026. Parlamentar não revelou nova sigla, mas garante que não se filiará a partidos de esquerda

Por Eliane Alexandrino

Pacheco confirma pré-candidatura a deputado federal e anuncia troca de partido Créditos: Eliane Alexandrino

Eliane Alexandrino/ Cascavel

Durante entrevista  emocionante, pois teve lágrimas sim, no bate-papo do GCast, Podcast da Gazeta do Paraná, o deputado estadual Márcio Pacheco (PP) confirmou que pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026. Ele afirmou que sua decisão foi tomada após “reflexões e orações” e destacou que, em Brasília, poderá ampliar sua atuação em defesa do agronegócio e da região Oeste do Paraná.

“Eu confirmo minha pré-candidatura a deputado federal em 2026. Este é o plano que delineamos, com base em minhas reflexões, orações e experiência como vereador, presidente da Câmara e em três mandatos como deputado estadual. Acredito na importância da renovação e considero oportuno abrir espaço para novas vozes na Assembleia. Se for da vontade de Deus e se o povo me honrar com seu voto, desejo estar em Brasília a partir de 2027 para fortalecer ainda mais a defesa da região Oeste, de Cascavel, do Paraná e dos valores familiares que tanto prezamos”, afirmou.

Questionado pela Gazeta do Paraná sobre sua permanência no Progressistas, Pacheco confirmou que deixará a legenda, mas não revelou para qual sigla pretende migrar.

“A escolha do partido é crucial, pois a legenda pode influenciar o resultado eleitoral. O Progressistas tem candidatos fortes e estamos cientes disso. Tenho conversado com nosso amigo Ricardo Barros sobre a questão, mas no momento oportuno avaliaremos as opções. É certo que não faremos parte de partidos alinhados à esquerda, mas sim de uma agremiação de direita ou centro-direita”, destacou.

Pacheco foi categórico ao afirmar que jamais se filiará a partidos de esquerda ou centro-esquerda. “Conheço suas propostas e entendo que não beneficiam a nação, mas sim ideologias que prejudicam a formação do ser humano. Ser conservador significa valorizar a história, buscar o desenvolvimento social com respeito à sabedoria acumulada ao longo do tempo. Recusamos ideias revolucionárias que desconsideram deveres e valorizam apenas direitos. Acredito no progresso, mas com respeito à história”, pontuou.

Pacheco também já disputou a Prefeitura de Cascavel por três vezes, ficando em segundo lugar em todas elas. Na última eleição municipal, em 2020, obteve 31.852 votos (18,88% dos votos válidos).

 

Cenário político

O deputado também avaliou o momento político estadual e nacional. Para ele, o Paraná vive um período positivo e o governador Ratinho Junior (PSD) desponta como nome forte à Presidência da República em 2026.

“O Paraná tem recebido obras e ações que permitem avanços econômicos, como a redução de 45% no IPVA. Isso é resultado de um governo equilibrado e de investimentos como nunca vistos na história, o que credencia Ratinho Junior como pré-candidato de peso à Presidência”, disse.

No âmbito nacional, Pacheco fez críticas à economia, à carga tributária e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “O Brasil passa por um momento muito crítico no setor econômico. A carga tributária, que já era alta, sofreu diversos aumentos, como no IOF, e já são 25 elevações registradas. Isso, somado ao déficit nas relações internacionais, torna o país isolado. Além disso, vemos assistencialismo, populismo e decisões abusivas do STF que agravam ainda mais a situação”, criticou.

Balanço na Assembleia

Em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, Pacheco contabiliza 72 leis aprovadas em quase 12 anos de atuação. Ele é reconhecido como defensor da causa autista e foi autor do projeto de lei que regulamentava o ensino domiciliar (“homeschooling”), barrado pelo Tribunal de Justiça.

Entre as principais conquistas, citou a Lei do Abril Verde e Amarelo contra invasões de terras, avanços em políticas para autistas, como a isenção de pedágio e a carteirinha de identificação, além da lei que obriga presos a custearem o uso de tornozeleira eletrônica. Também destacou o repasse de R$ 1,8 milhão para conclusão das obras do Centro de Saúde da APAE de Cascavel.

Segundo o parlamentar, já foram destinados cerca de R$ 100 milhões em recursos para áreas como saúde, educação e infraestrutura comunitária.

 

Quem é Márcio Pacheco

Márcio Pacheco é policial federal, casado e pai de três filhos. Nascido em Boa Esperança e criado em Ubiratã, mudou-se para Cascavel em 1997, quando ingressou na Polícia Militar do Paraná, onde permaneceu por mais de dez anos. Em 2007, tomou posse como Policial Federal.

Entrou na política em 2012, sendo eleito vereador de Cascavel. No ano seguinte, tornou-se presidente da Câmara Municipal. Em 2014, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018 e 2022. Atualmente, cumpre seu terceiro mandato e preside a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, além de integrar outras sete comissões.

Foto: Eliane Alexandrino

Acesse nosso canal no WhatsApp