GCAST

A volta da Endurance Brasil para Cascavel

Carros mais rápidos do Brasil reencontram circuito mais veloz do país. Prova de longa duração será neste sábado

Por Luciano Neves

A volta da Endurance Brasil para Cascavel Créditos: Assessoria

Após quase dois anos de espera, chegou a hora de um reencontro que simboliza a emoção da velocidade no automobilismo brasileiro: neste fim de semana, o Endurance Brasil está de volta ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, com 3h20 de duração e que ocorre a partir das 12h30 deste sábado (9), marcará a reunião do show dos carros mais rápidos do país com a pista mais veloz do Brasil - o que ficou evidenciado na última visita da categoria ao oeste paranaense, quando as máquinas superaram a barreira dos 200km/h em velocidade média.

A última passagem do Endurance por Cascavel ocorreu em outubro de 2023, para a disputa da tradicional Cascavel de Ouro. A prova foi vencida pelo protótipo AJR de Ricardo Rodrigues, Leandro Romera e Pietro Rimbano, com vantagem de apenas 116 milésimos sobre a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Antes disso, quem brilhou foi o Sigma P1 G5 de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz: ainda nos treinos, foi do gaúcho a responsabilidade de cravar a volta mais rápida do fim de semana, com média horária de incríveis 205 km/h.

Na classificação do campeonato, Emilio Padron e Fernando Ohashi (Sigma P1 G5/Tech Force Racing) lideram na classe P1 e na geral, com uma vitória em três provas. Pela GT3, o trio de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart Motorsport) domina com 100% de aproveitamento, enquanto Jacques Quartiero e Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport) vem na frente com duas vitórias na GT4. Já pelo Troféu Legends, o melhor colocado é Flávio Abrunhoza, que divide uma Ligier JS P320 com Daniel Lancaster e André Moraes Jr.

 

David Muffato

Entre os destaques da prova, está a dupla formada por Pedro Queirolo e David Muffato, uma das mais fortes no grid, com diversas vitórias e dois vice-campeonatos, que volta ao Autódromo Zilmar Beux com boas expectativas ao comando do protótipo AJR 35, preparado pela TMG Racing.

Queirolo chega embalado por uma sequência vitoriosa no rali Sertões, onde conquistou o título após vencer as seis etapas disputadas. Agora, a missão é repetir o sucesso nas pistas de asfalto. “A corrida em Cascavel é sempre desafiadora, pois é uma pista muito rápida, mas estou bem fisicamente, principalmente após as exigentes etapas do Sertões”, destaca Queirolo.

O autódromo, conhecido por suas curvas de alta velocidade como o famoso “Bacião”, exige muito dos pilotos e dos equipamentos, o que torna a durabilidade um dos principais fatores estratégicos para o sucesso. Para a dupla do AJR 35, que compete junta há quatro temporadas, a meta é clara: vitória na casa de Muffato. “Para mim, correr em Cascavel não é um desafio, é um prazer. Eu literalmente cresci dentro deste autódromo. Estar de volta aqui é como brincar no meu parque de diversões”, conta David Muffato, natural da cidade. Muffato relembra ainda uma prova marcante na pista paranaense, quando lideraram grande parte da corrida, mas acabaram fora do pódio após o estouro de um pneu e a quebra do motor.

Apesar do revés no passado, a expectativa para este ano é de alta competitividade. A equipe trabalhou em atualizações técnicas no carro, especialmente na confiabilidade dos cubos de roda, problema que impactou o desempenho nas etapas anteriores.

Muffato retorna ao campeonato após ausência na etapa de Velopark por motivos de saúde. Ele ainda não briga pelo título, mas está focado em somar pontos importantes ao lado de Queirolo, que segue entre os dez primeiros da classificação geral. “Vamos fazer de tudo para colocar o Pedro no lugar mais alto do pódio e pontuar forte. Seria muito especial vencer aqui em Cascavel, com minha família e amigos por perto”, finaliza Muffato.

 

Concorrência

Matheus Morgatto viverá mais um fim de semana de muita expectativa por estrear em uma pista icônica. Revelado pela Academia Bravar SG28, ele chega empolgado para acelerar nas curvas desafiadoras do circuito paranaense a bordo do protótipo AJR 128. “Muito feliz de poder correr em Cascavel, a pista mais veloz do Brasil. Estou confiante e me sentindo muito bem preparado para esse desafio. Acredito que eu e meu companheiro temos tudo para fazer um excelente trabalho. A vontade de acelerar é enorme. Vamos com tudo.”, afirmou o piloto que vive seu primeiro ano nas pistas após uma bem-sucedida carreira no kart, onde foi campeão mundial em 2022.

Carlesso destacou a necessidade de um bom resultado em Cascavel para melhorar a pontuação e voltar a brigar pela liderança do campeonato. “Na etapa passada, tínhamos um carro muito bom em uma pista conhecida, mas as coisas não fluíram. Agora, chegamos na pista em que temos um bom histórico de velocidade e ajustes; então, acredito que vamos nos recuperar no campeonato”, aponta Sarin Carlesso.

Créditos: Assessoria Acesse nosso canal no WhatsApp