GCAST

A Copa do Mundo de 2026 já começou?

Data Fifa de outubro pode decidir mais seleções classificadas para a Copa do Mundo do ano que vem

Por Luciano Neves

A Copa do Mundo de 2026 já começou? Créditos: Getty Images

Já estamos em contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026. Esta será um Mundial totalmente diferente do que já foi visto. O torneio do ano que vem será o primeiro da história com três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Aliás, dois deles já tiveram a oportunidade de receber uma Copa. O México se tornará o primeiro país do planeta com três mundiais no currículo, já que sediou as edições de 1970 e 1986. E os EUA sediaram a edição de 1994. O Brasil costuma se dar bem na América do Norte. Dois dos cinco títulos foram conquistados neste continente. Mas é bom lembrar que a Argentina, atual campeã mundial, também já levantou uma taça no México.

Por conta dos três anfitriões, obviamente classificados para a Copa, as Américas do Norte e Central terão seis vagas. Outras três ainda estão em disputa. Até agora, 18 seleções estão classificadas para o Mundial. Mas a Copa do Mundo de 2026 pode ganhar corpo com a classificações de mais seleções nesta Data Fifa de outubro. Os jogos oficiais podem definir mais equipes africanas e os primeiros classificados do continente europeu.

 

Europa

A Europa terá direito a 16 vagas na Copa do Mundo de 2026. No Velho Continente, são doze chaves, algumas com quatro outras com cinco seleções. Os primeiros colocados avançam de maneira direta para a Copa e os segundos terão que vivenciar uma repescagem europeia para a definição das outras quatro vagas. Algumas seleções das mais tradicionais podem carimbar o passaporte agora. Outras estão sofrendo um pouco mais nas Eliminatórias.

É o caso da Alemanha, que aparece no segundo lugar no Grupo A com três pontos, atrás da Eslováquia, líder com seis. Porém, a tetracampeã pode embolar a chave se vencer Luxemburgo na próxima sexta (10).

No Grupo B, a Suíça se classifica agora se vencer os dois jogos de outubro. Mesma situação para os grupos D, E e F com França, Espanha e Portugal liderando com seis pontos e 100% de aproveitamento. As três podem se classificar neste mês. O Grupo C está equilibrado com Dinamarca e Escócia dividindo a ponta com quatro pontos e a Grécia em terceiro com três.

No Grupo G, já com cinco seleções, disputa intensa entre Holanda e Polônia, ambas com dez pontos. No Grupo H, disputa intensa entre Áustria e Bósnia, ambas com doze pontos.

No Grupo I, a Noruega vive situação bem tranquila e lidera com 15 pontos, 100% de aproveitamento. São seis de vantagem para Itália e Israel, ambas com nove. No sábado (11), a Noruega joga contra Israel. Se vencer esse jogo e a Itália não derrotar a Estônia no mesmo dia, a seleção de Haaland se garante na Copa. A Noruega disputou o Mundial pela última vez em 1998. Inclusive, venceu o Brasil na fase de grupos. A Itália corre o risco de amargar a terceira repescagem. Lembrando que a tetracampeã Azzurra ficou de fora das duas últimas edições.

Disputa mesmo está no Grupo J, liderado pela Macedônia do Norte, com onze pontos, seguida por Bélgica e País de Gales, ambas com dez. No Grupo K, a Inglaterra está com a classificação bem encaminhada. Lidera com 15 pontos, nove de vantagem sobre a Albânia. O detalhe é que a Sérvia, que tem sete pontos, tem um jogo a menos.

E por fim, o Grupo L também tem uma disputa intensa pela liderança. A Croácia, vice-campeã mundial em 2018 e algoz do Brasil em 2022, lidera a chave com os mesmos doze pontos da República Tcheca. Ambas se enfrentam nesta quinta (09). Quem vencer pode dar um passo importante rumo à Copa do Mundo do ano que vem.

 

África

O continente africano terá nove vagas na Copa do Mundo do ano que vem. Até agora, duas seleções garantiram presença no Mundial. O Marrocos, primeiro africano a chegar numa semifinal, algo que conseguiu em 2022, e a Tunísia. Em outubro, outras seleções podem confirmar a vaga. O tradicionalíssimo Egito está muito perto. Nesta quarta (08), na abertura da penúltima rodada, o time de Salah se classifica se vencer o lanterna Djibuti, às 13 horas, em jogo do Grupo A. Ou seja, o Egito pode se classificar para a sua quarta Copa. A última delas foi em 2018.

No Grupo B, o líder Senegal pode se classificar nesta sexta (10) se vender o Sudão do Sul e se a República Democrática do Congo não vencer Togo. No Grupo C, equilíbrio. Benin e África do Sul dividem a liderança com 14 pontos. Nigéria e Ruanda têm onze. No Grupo D, Cabo Verde pode se classificar nesta quarta. Para isso, precisa vencer a Líbia e torcer para Camarões não superar Maurício, também hoje.

No Grupo F, emoções até a última rodada. A Costa do Marfim lidera com vinte pontos, seguida por Gabão que tem 19.

Outra seleção tradicional pode ser classificar nesta quinta. Se a Argélia vencer a lanterna Somália estará na Copa. E no Grupo I, a liderança é de Gana com 19, seguida por Madagascar com 16. E Gana também pode se classificar nesta quarta. Para isso, basta vencer a República Centro-Africana. E torcer para Madagascar não superar Comores, que está na luta no terceiro lugar com quinze.

COPA DE 2026

Seleções classificadas

Canadá (país-sede)

Estados Unidos (país-sede)

México (país-sede)

Japão (Ásia)

Irã (Ásia)

Uzbequistão (Ásia)

Coreia do Sul (Ásia)

Jordânia (Ásia)

Austrália (Ásia)

Nova Zelândia (Oceania)

Argentina (América do Sul)

Brasil (América do Sul)

Equador (América do Sul)

Uruguai (América do Sul)

Colômbia (América do Sul)

Paraguai (América do Sul)

Marrocos (África)

Tunísia (África)

 

 

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp