7ª Nipofest é aberta com festa, tradição e garantias de novos investimentos

Com entrada gratuita, o festival segue até as 22h deste sábado e continua neste domingo (4), no Centro de Eventos, oferecendo a chance de conhecer o Japão sem sair de Cascavel

Por Gazeta do Paraná

7ª Nipofest é aberta com festa, tradição e garantias de novos investimentos Créditos: Divulgação

Ao som dos tambores e no embalo de danças, aromas e sabores típicos, a 7ª edição da Nipofest foi aberta neste sábado (3) em Cascavel, transformando o Centro de Convenções e Eventos num verdadeiro portal para o Japão. 

Desde cedo, o espaço se encheu de cor, cultura e respeito à memória, reunindo nikkeis e admiradores em uma grande celebração da tradição e do laço afetivo entre Brasil e Japão.

A cerimônia oficial reuniu autoridades locais, apoiadores, representantes do Consulado Geral do Japão em Curitiba e nomes que fazem parte da história da comunidade japonesa na região e no Estado nesta tarde. Este ano, a Nipofest ganha ainda mais simbolismo por marcar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, os 117 anos da imigração japonesa no Brasil e os 57 anos da ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel).

Conquistas que foram destacadas pelo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, que participou da cerimônia ao lado da consulesa Naomi Mitsui. “Não tenho dúvidas de que a cultura japonesa serve de inspiração e faz parte da história de Cascavel, que hoje é um polo de desenvolvimento. Esta edição da Nipofest ganhou uma dimensão ainda maior pela forma como une as pessoas e mantém viva a herança dos nossos antepassados”, pontuou.

O prefeito Renato Silva e o vice-prefeito Henrique Mecabô também marcaram presença e destacaram a importância do evento como símbolo de pertencimento e identidade. “É uma festa que une cultura, arte, esporte e gastronomia, reforçando como a comunidade japonesa ajuda a manter nossa cidade pujante e desenvolvida em todas as áreas, especialmente na cultura”, afirmou o prefeito. 

Para Mecabô, Cascavel tem se projetado para o mundo por meio da força dessa comunidade. “A recente participação do Zenshin Daiko no campeonato mundial de Taikô, no Japão, e tantas outras frentes mostram que, nesses dois dias pulsantes, temos aqui um microcosmo do Japão apresentado de forma exemplar”.

Apoio e novos investimentos
Representando o governador Ratinho Júnior, o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, reforçou que o Japão é uma referência para os brasileiros e disse que a Nipofest crescerá ainda mais em 2026, graças ao apoio governamental. “Além do interesse comercial, o que une nossos povos é o afeto. Quero garantir, junto com o deputado Jairo Tamura, o apoio do Governo do Paraná para a próxima edição da Nipofest. Estaremos presentes com recursos e estrutura para fazer esse evento crescer ainda mais”.

Já o deputado federal Luiz Nishimori, acompanhado da esposa, a vereadora Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, de Maringá, se comprometeu em destinar emendas parlamentares para a próxima edição. A mesma promessa foi feita pelo deputado federal Nelson Padovani.

Em nome do Legislativo Municipal, o vice-presidente da Câmara, vereador Serginho Ribeiro, destacou que a Nipofest é a prova viva do comprometimento, da luta e da dedicação da comunidade nipônica, que realiza tudo com excelência e amor à cultura.

Demais presenças
Também participaram da cerimônia o deputado estadual Jairo Tamura; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Eduardo Suzuki; o presidente da Liga Desportiva Oeste Paranaense, Carlos Kaneko; secretários municipais, vereadores, lideranças da sociedade civil e representantes da Itaipu Binacional.

Festa feita com mãos voluntárias
A Nipofest começou em 2013, de forma singela, na Praça da Catedral Nossa Senhora Aparecida. Cresceu com a força da ACEC, dos voluntários e de inúmeros parceiros públicos e privados. Desde 2016, o evento integra o calendário oficial de Cascavel e do Paraná. Agora, ainda mais estruturado, conta com apoio institucional do Consulado Geral do Japão em Curitiba e incentivo do Ministério da Cultura via Lei Rouanet. Itaipu Binacional, Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Cascavel) e vários parceiros locais também estão entre os apoiadores.

Mais de 200 voluntários - associados da ACEC, familiares e simpatizantes da cultura japonesa -, trabalham nos bastidores, desde a organização até a decoração feita à mão, passando pelo preparo dos pratos típicos e pelas apresentações culturais.

O presidente da ACEC, Paulo Isao Minaki, comemorou o sucesso da edição e agradeceu o envolvimento de toda a comunidade. “Esse evento só acontece porque há muitos corações envolvidos. Contamos com uma legião de voluntários e apoiadores que fazem tudo com amor e dedicação. Nosso eterno reconhecimento”.

O que vem por aí
Neste sábado (3), a programação segue até as 22h e reserva momentos especiais como a escolha da Miss Nipofest, apresentações de taikô com grupos de Cascavel, Londrina e Maringá, além da dança contemporânea Yosakoi Soran, o tradicional Bon Odori e o animado Matsuri Dance, concurso de cosplay, batalhas de K-POP, Just Dance, videogame e muito mais.

Amanhã (4), os portões reabrem às 10h e seguem até às 20h, com novas oficinas, shows, apresentações culturais e espaço geek. Na praça de alimentação, sabores da gastronomia nipônica e delícias regionais para todos os gostos.

Assessoria