167 mil pessoas: Zé Neto & Cristiano e Jiraya Uai reúnem 2º maior público do Verão Maior
A noite de sábado foi marcada por muita animação. Não teve quem ficasse parado com a energia de Jiraya Uai, fenômeno das redes sociais,
Créditos: Jonathan Campos/AEN
A programação de shows do Verão Maior Paraná 2026 está apenas no segundo dia, mas já ultrapassa os recordes de público das edições anteriores. Neste sábado (10), a dupla Zé Neto & Cristiano, um dos principais nomes do sertanejo atual, e o DJ Jiraya Uai levaram 167 mil pessoas a Matinhos, no Litoral. É o segundo maior número registrado no festival promovido pelo Governo do Estado, atrás apenas de Alok, que tocou no dia anterior no mesmo palco e reuniu 338 mil pessoas.
Até então, a audiência do Verão Maior era liderada por Luan Santana, que no ano passado teve público de 164 mil pessoas. E neste ano, o Verão Maior, que é o maior festival gratuito do Brasil, promete: serão 39 shows em Matinhos e Pontal do Paraná ao longo de cinco finais de semana. E além de artistas de renome nacional, pela primeira vez a programação inclui também atrações internacionais.
A noite de sábado foi marcada por muita animação. Não teve quem ficasse parado com a energia de Jiraya Uai, fenômeno das redes sociais, com quase 2 milhões de seguidores no Instagram e 580 mil no TikTok. “A gente estava ansioso demais para vir tocar aqui, o pessoal mandou muitas mensagens nas redes sociais para a gente vir e agora a gente trouxe muita música boa, alegria e diversão", disse o artista.
O DJ goiano abriu a noite e trouxe uma mistura que caiu na graça da plateia: sucessos do sertanejo remixados no estilo eletrofunk, animados por um grupo de dançarinos muito peculiar. Ao estilo do fenômeno Carreta Furacão, que faz sucesso na internet, a equipe do "Cowboy do Eletrofunk” é formada por duas dançarinas e por bonecos dos personagens Fofão e Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo e um anão que é caracterizado como a “miniatura” do próprio Jiraya Uai.
Toda essa mistura combina com o estilo do DJ. O nome artístico faz referência ao personagem Jiraya – não o da série japonesa dos anos 1980, mas do anime Naruto – junto ao o “Uai", que evoca suas raízes mineiras. O visual também tem esse misto, com botas e chapéu de cowboy combinados com óculos juliet, grandes alargadores nas orelhas e tatuagens pelo corpo.
