🗳️ Eleições 2026: acompanhe a apuração em tempo real Acompanhar →
Curitiba
Antonio Carlos Kakay Antonio Carlos Kakay Antonio Carlos Kakay Cidinha Marcon Cidinha Marcon Cidinha Marcon Julia Maraschi Julia Maraschi Julia Maraschi Marcos Formighieri Marcos Formighieri Marcos Formighieri Oswaldo Eustáquio Oswaldo Eustáquio Oswaldo Eustáquio Roberto Veloso Roberto Veloso Roberto Veloso Sergio Ricardo Sergio Ricardo Sergio Ricardo

Sob gestão de Roni Miranda, Seed já sabia de câmeras em banheiros antes do caso de Cambé

Após repercussão nacional, secretário anunciou resolução proibindo equipamentos em sanitários escolares, mas a pasta já havia determinado a retirada de câmeras em Curitiba em 2024 e foi alvo de cobranças do Ministério Público por ocorrências semelhantes

Gazeta do Paraná · · 8 min de leitura
Roni Miranda, secretário de Educação
Roni Miranda, secretário de Educação — Crédito: APP-Sindicato

A repercussão nacional da descoberta de câmeras em banheiros do Colégio Estadual Cívico-Militar Érico Veríssimo, em Cambé, no Norte do Paraná, levou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a anunciar publicamente uma resolução proibindo a instalação desses equipamentos em sanitários e vestiários das escolas estaduais. A medida, entretanto, foi apresentada depois de a própria Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) já ter identificado irregularidades semelhantes em outras instituições da rede. Documentos revelados anteriormente pela Gazeta do Paraná mostram que a pasta tinha conhecimento do problema pelo menos desde 2024, quando determinou a retirada de câmeras instaladas em banheiros de um colégio de Curitiba.

O histórico é ainda mais amplo. Em setembro deste ano, menos de um mês antes da denúncia de Cambé, o Ministério Público do Paraná (MPPR) já havia questionado a atuação da Secretaria diante da repetição dessas ocorrências. Em manifestação obtida pela Gazeta, a promotora Cláudia Cristina Rodrigues Martins Maddalozzo levantou a hipótese de possível leniência da administração estadual e cobrou esclarecimentos sobre a ausência de procedimentos destinados à responsabilização dos servidores envolvidos. A investigação mencionava episódios em pelo menos dois colégios estaduais de Curitiba.

A sequência dos acontecimentos coloca em discussão não apenas a instalação irregular dos equipamentos, mas também a efetividade da fiscalização exercida pela Seed. Isso porque a resolução agora destacada pelo secretário não criou uma proibição inexistente até então. O próprio Roni Miranda reconheceu, ao comentar o caso de Cambé, que a legislação federal já estabelecia restrições à utilização de câmeras em ambientes que comprometam a privacidade dos estudantes.

O episódio mais recente veio à tona na segunda-feira (19), quando uma estudante encontrou uma câmera no banheiro feminino do Colégio Érico Veríssimo. Segundo relatos divulgados pela imprensa regional, alunas afirmaram que o equipamento já despertava suspeitas havia aproximadamente três anos, mas que a direção da instituição apresentava o dispositivo como um sensor de fumaça.

A denúncia provocou protestos de estudantes e familiares e mobilizou a Polícia Civil, responsável por investigar as circunstâncias da instalação, o funcionamento dos equipamentos e a possibilidade de captação de imagens em espaços reservados. Nesta quinta-feira (22), a imprensa  noticiou a localização de uma segunda câmera na instituição, ampliando as diligências sobre o sistema de monitoramento utilizado pela escola.

A direção do colégio reconheceu a existência de equipamentos de vigilância, mas sustentou que eles estavam direcionados às entradas dos banheiros, sem registrar o interior das cabines sanitárias. A versão é objeto de apuração. A Secretaria da Educação determinou o afastamento cautelar dos gestores e anunciou a instauração de procedimento administrativo para esclarecer os fatos.

Resolução veio após repercussão nacional

Diante da repercussão do caso, Roni Miranda destacou a publicação da Resolução Seed nº 5.206/2026, que proíbe expressamente a instalação e a utilização de câmeras em banheiros e vestiários das instituições estaduais de ensino. A restrição também alcança equipamentos posicionados externamente que permitam captar imagens desses ambientes.

Ao se manifestar sobre a denúncia, o secretário afirmou que a proibição já encontrava respaldo na legislação federal. A Seed também sustentou que as garantias de privacidade e intimidade dos estudantes estão previstas na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei Geral de Proteção de Dados.

A publicação de uma norma específica pode reforçar as orientações às instituições, mas não esclarece por que situações semelhantes continuaram sendo identificadas na rede estadual mesmo depois de denúncias anteriores e determinações administrativas de retirada dos equipamentos.

O ponto central é que, antes da repercussão nacional do episódio de Cambé, a Secretaria já havia sido informada sobre irregularidades envolvendo câmeras em banheiros de outras escolas. Em pelo menos uma delas, a própria administração estadual determinou a retirada dos dispositivos, mas uma fiscalização posterior voltou a encontrar equipamento no mesmo ambiente.

Seed determinou retirada de câmeras em 2024

Em julho, a Gazeta do Paraná revelou que uma Comissão de Verificação Especial instituída pela própria Secretaria da Educação havia confirmado a presença de equipamento de monitoramento em banheiro do Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Etelvina Cordeiro Ribas, em Curitiba.

A inspeção foi realizada após denúncia encaminhada ao Ministério Público e constatou a irregularidade durante uma visita sem aviso prévio à direção da instituição. A comissão determinou a retirada do dispositivo e registrou outras situações administrativas que passaram a integrar a investigação.

Documentos posteriormente obtidos pela Gazeta demonstraram que o problema não era recente. As câmeras teriam sido instaladas inicialmente em 2022. Em 2024, já durante a gestão de Roni Miranda, a Secretaria da Educação determinou a retirada dos equipamentos.

Apesar da determinação, informações reunidas pelo Ministério Público apontaram uma possível reinstalação em 2025. Uma nova inspeção, realizada em 26 de fevereiro de 2026, voltou a identificar câmera em banheiro do colégio.

A cronologia revela que a Secretaria não apenas recebeu uma denúncia, mas chegou a adotar uma providência administrativa concreta para interromper a irregularidade. A constatação posterior de outro equipamento no mesmo ambiente, entretanto, levantou dúvidas sobre o acompanhamento da determinação e a fiscalização exercida pela pasta.

Foi justamente essa repetição que levou o Ministério Público a aprofundar os questionamentos sobre a atuação dos gestores e dos órgãos responsáveis pela supervisão das escolas estaduais.

MP questionou possível leniência da Secretaria

Em reportagem publicada em 25 de setembro, a Gazeta revelou que a 5ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba havia ampliado as cobranças sobre a Secretaria da Educação.

Na manifestação, a promotora Cláudia Cristina Rodrigues Martins Maddalozzo mencionou informações sobre câmeras instaladas em sanitários do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, também em Curitiba. A referência demonstrava que a investigação não estava restrita ao Etelvina Cordeiro Ribas.

Ao analisar as ocorrências, a representante do Ministério Público levantou a hipótese de possível leniência da Seed diante da repetição das irregularidades e questionou a ausência de medidas correcionais destinadas a apurar a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos.

A promotoria também cobrou esclarecimentos sobre a existência de protocolos de fiscalização, orientações encaminhadas às direções escolares e providências adotadas para impedir que equipamentos de monitoramento fossem instalados em ambientes incompatíveis com a preservação da intimidade dos estudantes.

Os documentos examinados pela Gazeta indicavam que a Secretaria orientava a retirada imediata das câmeras quando identificadas em visitas técnicas ou após denúncias. O Ministério Público, contudo, questionou a suficiência dessas providências, especialmente diante da identificação de episódios semelhantes em diferentes instituições.

A investigação também buscou esclarecer quem autorizou a instalação dos dispositivos, quais servidores tinham acesso às imagens, onde os arquivos eram armazenados e se houve descarte ou destruição de gravações.

 

Investigação chegou à esfera criminal

A situação do Colégio Etelvina Cordeiro Ribas ganhou novos desdobramentos no início de outubro. Conforme revelou a Gazeta em reportagem publicada no dia 3, o Ministério Público requisitou a instauração de investigação criminal para apurar a conduta dos gestores da instituição.

A requisição mencionou possíveis infrações previstas nos artigos 232 e 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de eventuais delitos correlatos. O procedimento deveria esclarecer as circunstâncias da instalação dos equipamentos e identificar possíveis responsabilidades.

O Ministério Público também solicitou a avaliação de perícia nos aparelhos utilizados para armazenar as gravações, conhecidos como DVRs, a fim de verificar a possibilidade de recuperação de imagens residuais ou arquivos eventualmente apagados.

A documentação revelou ainda que a Secretaria da Educação recebeu comunicação formal sobre o aprofundamento da investigação em setembro. O encaminhamento à Assessoria Jurídica da pasta ocorreu antes da descoberta das câmeras no colégio de Cambé.

A instauração de investigação criminal não representa comprovação de crime ou de responsabilidade dos gestores. Essas conclusões dependem das provas reunidas e da apuração conduzida pelas autoridades competentes.

 

O que foi feito para impedir novos casos?

A descoberta de câmeras em Cambé, depois de episódios anteriores em Curitiba, amplia os questionamentos sobre a capacidade de fiscalização da Secretaria da Educação.

A documentação obtida pela Gazeta demonstra que a pasta tinha conhecimento institucional de irregularidades semelhantes pelo menos desde 2024. Também comprova que o Ministério Público havia cobrado providências administrativas e comunicado formalmente o aprofundamento de uma investigação antes da repercussão nacional do caso mais recente.

Os registros disponíveis, entretanto, não permitem afirmar em que momento Roni Miranda foi pessoalmente informado sobre cada ocorrência. A responsabilidade pela condução da política de fiscalização da rede estadual, contudo, integra as atribuições da gestão da Secretaria.

Entre as informações que ainda precisam ser esclarecidas estão a quantidade de escolas inspecionadas após as primeiras denúncias, o número de equipamentos retirados de ambientes sanitários e a existência de sindicâncias ou processos administrativos disciplinares para apurar a responsabilidade dos servidores envolvidos.

Também não há um balanço público consolidado sobre quantas denúncias de câmeras em banheiros foram recebidas pelos Núcleos Regionais de Educação ou se a Secretaria realizou alguma fiscalização abrangente para verificar a existência de equipamentos semelhantes em outras instituições.

A publicação da Resolução nº 5.206/2026 estabelece uma orientação expressa para a rede estadual, mas não responde a esses questionamentos. Ao contrário, a medida ganha outra dimensão diante do histórico de irregularidades já conhecido pela administração.

O próprio secretário reconheceu que a legislação anterior já protegia a privacidade dos estudantes e impedia a instalação de câmeras nesses ambientes. A questão que permanece, portanto, não é apenas por que foi necessário publicar uma nova resolução, mas por que a proibição existente e as providências administrativas anteriores não foram suficientes para evitar que novos episódios viessem à tona.

Compartilhar: f X W T

Comentários (0)

  • Seja o primeiro a comentar.