Werner Wanderer: Prefeitura de Marechal decreta luto oficial de 3 dias, após morte do ex-deputado
O velório acontece nesta segunda-feira (8), das 8h30 às 15h. O sepultamento está marcado para o Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Ele deixa esposa, dois filhos, quatro netos e seis bisnetos.

Eliane Alexandrino/Cascavel
O ex-deputado e ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Werner Wanderer, faleceu no último domingo (7), aos 86 anos. Ele estava internado em estado grave em Curitiba desde 30 de agosto, após sofrer uma queda no banheiro de sua residência e, posteriormente, um AVC (Acidente Vascular Cerebral), confirmado pelos familiares. O quadro de saúde se agravou na última semana.
Wanderer foi um dos políticos mais conceituados e respeitados do Paraná. Foi o segundo prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, entre 1965 e 1970, e exerceu quatro mandatos como deputado estadual, além de três como deputado federal.
A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), por meio de sua Comissão Executiva, lamentou o falecimento do ex-parlamentar. O presidente da Casa, Alexandre Curi (PDT), manifestou-se pelas redes sociais e relembrou a amizade de Wanderer com seu avô, Aníbal Khury.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado Werner Wanderer. Ele foi grande amigo do meu avô Aníbal Khury. Deixa um legado de dedicação à vida pública, marcado pela seriedade, firmeza de princípios e compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado. Seu trabalho, tanto no município quanto no Paraná e em Brasília, foi pautado pela visão de futuro e pelo amor à sua terra. Deixou sua marca na nossa história”, destacou Curi.
Quem era Werner Wanderer?
A trajetória de Wanderer foi marcada pela dedicação à vida pública. Iniciou sua carreira como fiscal-geral na gestão do então prefeito Arlindo Alberto Lamb e, por indicação dele, assumiu a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon em 2 de dezembro de 1965, tornando-se um dos prefeitos mais jovens do país à época. Permaneceu no cargo até 17 de fevereiro de 1970.
Na sequência, consolidou sua atuação como deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1975 e 1991, e deputado federal por três legislaturas, de 1991 a 2003. Ao longo da vida pública, defendeu pautas ligadas ao desenvolvimento regional, à agricultura e à infraestrutura, além de manter forte ligação com a comunidade do Oeste do Paraná.
Sua atuação política resultou em dezenas de obras estruturantes e de grande impacto para Marechal Cândido Rondon e outros municípios do estado. Mais recentemente, ocupou a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em Brasília.
Prefeitura de Marechal decreta luto oficial
A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon também se manifestou por meio de nota oficial, lamentando a morte do ex-prefeito. Conhecido como figura histórica da política local e estadual, Wanderer foi o segundo gestor do município e teve papel fundamental no fortalecimento da região Oeste do Paraná. O município decretou luto oficial de três dias.
“Líder político de trajetória marcante, Werner Wanderer dedicou sua vida pública ao desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon e ao fortalecimento da região Oeste do Paraná. Seu trabalho e compromisso deixaram um legado de conquistas que continuam a inspirar gerações. Neste momento de dor, a administração municipal presta solidariedade e se une em oração aos familiares, amigos e à comunidade rondonense, que perde uma de suas grandes referências políticas”, diz a nota.
A Câmara de Vereadores também divulgou nota de pesar nas redes sociais:
“ Sua trajetória de vida pública foi marcada por um trabalho incansável em prol do desenvolvimento e do bem-estar de todos. O nome de Werner Wanderer estará para sempre na história do município e na memória do povo rondoniense”.
Velório e sepultamento
O velório acontece nesta segunda-feira (8), das 8h30 às 15h. O sepultamento está marcado para o Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Ele deixa esposa, dois filhos, quatro netos e seis bisnetos.
Foto: Divulgação
