RESULT

Wellington Lima e Silva é nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública

Advogado-geral da Petrobras, ele assume a pasta no lugar de Ricardo Lewandowski após convite feito pelo presidente Lula

Wellington Lima e Silva é nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública Créditos: Ricardo Stuckert / PR

O advogado Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O convite foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião realizada nesta terça-feira (13), conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

A nomeação será publicada ainda nesta terça, em edição extra do Diário Oficial da União. Wellington Lima e Silva substitui Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo após quase dois anos à frente da pasta.

Trajetória no governo e no sistema de Justiça

Antes de assumir o Ministério da Justiça, Wellington Lima e Silva ocupava o cargo de advogado-geral da Petrobras. Esta é a segunda vez que ele comanda a pasta: o advogado já havia sido ministro da Justiça durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Na atual gestão, também atuou como secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Ao longo da carreira, exerceu funções de destaque no Ministério Público da Bahia, como procurador-geral da Justiça e procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos

LEIA MAIS:
>Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA
>INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
>Lula indica advogado-geral da Petrobras como favorito para assumir o Ministério da Justiça

Wellington foi indicado para chefiar o Ministério Público baiano durante o governo de Jaques Wagner, período em que teve atuação voltada ao combate ao crime organizado.

Formação acadêmica

O novo ministro é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Também concluiu os créditos do doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Além da atuação institucional, já lecionou Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.

Saída de Lewandowski

No último dia 8, Ricardo Lewandowski apresentou carta de demissão ao presidente Lula. Magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele havia assumido o Ministério da Justiça em fevereiro de 2024. A saída, segundo o ex-ministro, ocorreu por motivos pessoais e familiares.

Acesse nosso canal no WhatsApp