RESULT

Lula indica advogado-geral da Petrobras como favorito para assumir o Ministério da Justiça

 Wellington Cesar Lima e Silva desponta como principal nome para substituir Ricardo Lewandowski; presidente descarta, por ora, dividir a pasta da Justiça e Segurança Pública

Lula indica advogado-geral da Petrobras como favorito para assumir o Ministério da Justiça Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a interlocutores que o advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, é atualmente o nome favorito para ocupar o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A vaga foi aberta após a saída de Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada.

De acordo com pessoas próximas ao presidente, Lula chegou a ser aconselhado a aproveitar a mudança para promover uma reestruturação administrativa, com a divisão da pasta e a recriação do Ministério da Segurança Pública, modelo que chegou a existir durante o governo de Michel Temer.

A proposta, no entanto, foi descartada neste momento. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula avalia que um eventual novo ministério ainda não teria estrutura, instrumentos legais e capacidade operacional suficientes para funcionar de forma plena.

LEIA MAIS:
>Petrobras assina acordo para produzir diesel S10 para a Vale
>Petrobras inicia operação na Plataforma P-78 no Campo de Búzios
>Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem

Trajetória do favorito

Wellington Cesar Lima e Silva tem passagem anterior pelo próprio Ministério da Justiça. Ele ocupou o cargo por um curto período durante o governo de Dilma Rousseff e também atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Nesta quarta-feira (14), Wellington Cesar cumpre agenda em Brasília para compromissos relacionados à estatal. A presença na capital federal chamou a atenção de integrantes do governo e do meio político, diante do cenário considerado favorável à sua nomeação para o comando da Justiça.

Antes de atuar no governo federal, Wellington Cesar foi indicado procurador-geral de Justiça da Bahia pelo então governador Jaques Wagner. No cargo, teve atuação destacada no enfrentamento ao crime organizado no estado.

Segurança pública no centro da agenda

Segundo interlocutores do presidente, caso a nomeação seja confirmada, Wellington Cesar deverá assumir o ministério com foco prioritário na área da segurança pública. A expectativa no Planalto é de uma atuação mais incisiva no combate ao crime organizado e no fortalecimento da articulação entre governo federal e estados.

A definição sobre o novo ministro da Justiça e Segurança Pública ainda não foi oficializada pelo governo.

Acesse nosso canal no WhatsApp