corbelia setembro

Vacinação contra raiva em herbívoros passa a ser obrigatória em 30 municípios do Paraná

Somente em 2024 foram confirmados 227 focos da raiva, mais da metade na região de Cascavel e Laranjeiras do Sul

Por Eliane Alexandrino

Vacinação contra raiva em herbívoros passa a ser obrigatória em 30 municípios do Paraná Créditos: Divulgação

Eliane Alexandrino/Cascavel

O aumento no número de casos de raiva em rebanhos herbívoros no Oeste do Paraná levou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) a tornar obrigatória a vacinação contra a doença em 30 municípios da região. A medida está prevista na Portaria nº 368/2025 e se aplica a animais domésticos a partir de três meses de idade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, muares, ovinos e caprinos.

De acordo com Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, a raiva é uma zoonose que atinge não apenas os animais, mas também os seres humanos. “Um ponto importante é que a raiva pode ser transmitida ao homem. Por isso, além da vacinação, é essencial manter os cuidados sanitários nas propriedades”, explica.

Em 2024, o Paraná confirmou 227 focos da doença, sendo mais da metade em propriedades sob a jurisdição dos escritórios regionais de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro deste ano, já foram registrados 166 focos em 41 municípios, 81 deles na mesma região.

Os sintomas da raiva bovina incluem isolamento do rebanho, alterações de comportamento (apatia ou agitação), perda de apetite, salivação excessiva, dificuldade para engolir, fezes escuras e ressecadas, além de paralisia progressiva dos membros.

“Caso um animal apresente sinais compatíveis com a doença, o pecuarista não deve ter contato direto e deve acionar imediatamente as autoridades sanitárias”, alerta Nicolle.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, reforça que a entidade está à disposição dos produtores. “Nosso papel é orientar e auxiliar na disseminação de informações para conscientizar sobre a importância da prevenção da raiva nos rebanhos comerciais”, afirmou.

Municípios com vacinação obrigatória

Boa Vista da Aparecida, Braganey,  Campo Bonito,  Capanema,  Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas,  Céu Azul,  Diamante d’Oeste, Foz do Iguaçu,  Guaraniaçu,  Ibema, Itaipulândia, Lindoeste, Matelândia,  Medianeira, Missal,  Planalto, Pérola d’Oeste,  Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Realeza,  Rio Bonito do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu,  São Miguel do Iguaçu,  Serranópolis do Iguaçu,  Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

 

Acesse nosso canal no WhatsApp