UTFPR abre seleção para preencher vagas remanescentes em cursos de graduação
Inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2026 seguem abertas até 24 de fevereiro nos 13 campi da instituição
Créditos: Divulgação
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado para ingresso no primeiro semestre de 2026. A seleção tem como objetivo preencher vagas que não foram ocupadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Vestibular nos cursos de graduação ofertados nos 13 campi da instituição. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de fevereiro.
Podem participar candidatos que já concluíram o Ensino Médio. A classificação poderá ser feita com base nas notas de edições anteriores do Vestibular da UTFPR, nas cinco últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no escore calculado a partir das notas do histórico escolar do Ensino Médio.
Não será permitida a participação de candidatos que tenham obtido nota zero na Redação ou na prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular, que apresentem número de inscrição no Enem ou CPF inválidos, ou que possuam divergência de dados cadastrais.
O processo oferece exclusivamente vagas na modalidade de ampla concorrência. Cada candidato poderá concorrer a até dois cursos de graduação, sendo uma opção principal e outra secundária, nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
A lista inicial de cursos ofertados consta no Anexo I do edital. A relação de vagas e cursos poderá ser atualizada até o dia 20 de fevereiro, conforme o andamento das matrículas nos processos do Sisu e do Vestibular.
Na primeira chamada, a UTFPR poderá convocar até cinco candidatos por vaga disponível. O número de vagas por curso será informado no momento da convocação, após a conclusão da primeira etapa de matrículas do Vestibular e do Sisu. Após o envio dos documentos exigidos em edital, os convocados passam a disputar as vagas remanescentes.
A classificação seguirá a ordem de seis categorias de prioridade:
Vestibular 2026/1;
Vestibular 2025/1;
Vestibular 2024 ou anterior;
Enem 2025;
Enem 2024, 2023, 2022 ou 2021;
Histórico escolar do Ensino Médio.
VEJA TAMBEM NO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ:
👉 👉 Requião Filho confirma pré-candidatura para governo do Paraná
