Unioeste recebe mais R$ 5 milhões e investimentos do Estado já superam R$ 143 milhões
Recursos do Fundo Paraná serão destinados à ampliação da infraestrutura universitária; aportes realizados desde 2020 contemplaram obras, laboratórios, equipamentos e renovação da frota
Créditos: José Fernando Ogura/ANPr
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu mais R$ 5 milhões em recursos do Fundo Paraná, ampliando para mais de R$ 143 milhões o volume de investimentos destinados à instituição entre 2020 e 2026. O anúncio foi realizado durante o lançamento do Paraná Faz Ciência 2026, evento que será sediado pela universidade neste ano.
A liberação dos recursos foi formalizada durante visita do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, aos campi da instituição. A agenda contou com a participação do reitor Alexandre Webber e do deputado estadual Gugu Bueno, além de visitas às unidades de Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel.
Os novos recursos serão utilizados para ampliar e modernizar a infraestrutura universitária, fortalecendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Nos últimos anos, os investimentos do Governo do Estado permitiram a construção de novos espaços acadêmicos, implantação de laboratórios, melhorias estruturais e aquisição de equipamentos para atender estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade regional.
Segundo o secretário Aldo Bona, o volume de recursos destinados à universidade demonstra o fortalecimento das instituições estaduais de ensino superior. Ele destacou que investimentos em infraestrutura contribuem diretamente para melhorar as condições de trabalho, estudo e desenvolvimento de pesquisas.
O deputado estadual Gugu Bueno ressaltou o papel da universidade no desenvolvimento regional e afirmou que o fortalecimento da instituição gera impactos positivos para o Oeste, Sudoeste e todo o Paraná.
Para o reitor Alexandre Webber, os recursos vêm contribuindo para modernizar a estrutura física da universidade e ampliar a capacidade de atendimento à sociedade. De acordo com ele, os investimentos permitem qualificar as atividades acadêmicas e fortalecer a ligação da instituição com a comunidade.
Além das obras e melhorias estruturais, a universidade também investiu na renovação da frota institucional. Atualmente, veículos distribuídos entre os campi, a Reitoria e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) são utilizados diariamente em atividades administrativas, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além do transporte de estudantes, professores e pesquisadores.
Com os novos recursos, a expectativa é dar continuidade aos projetos de expansão e modernização da universidade, considerada uma das principais instituições públicas de ensino superior do Paraná.
Foto: Divulgação
