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Levantamento do setor produtivo do Paraná indica que com pedágio, ambulâncias demoravam uma média de 7 minutos para chegar em casos de acidente. Agora, tempo aumentou para 20 minutos. Condições das rodovias do Paraná pioraram após um ano sem pedágio Há um ano, em 27 de novembro de 2021, ocorria a desativação de 27 praças de pedágio no Anel da Integração do Paraná. Um levantamento do setor produtivo do estado indica que a condição das estradas, aliada a demora no atendimento de emergências diminuiu a velocidade média das viagens em cerca de 20%. Com isso, uma viagem de 1h passou a ser de 1h15. Para o setor que depende do transporte pelas rodovias, o impacto pode ser grande. "Se antes tinha uma empresa com dez caminhões para fazer uma determinada rota, e aumenta esse tempo de viagem em 20%, você precisa ter dois caminhões a mais naquela mesma rota para compensar. Isso gera custo", exemplifica o gerente de assuntos estratégicos da FIEP, João Mohr. Passagem de pedágio no Paraná fica com cancelas abertas após fim da concessão Giuliano Gomes/PR PRESS O estudo indica também que, com o pedágio, as ambulâncias demoravam uma média de 7 minutos para chegar em casos de acidente. Agora, o tempo é de 20 minutos. A desobstrução parcial da BR-277 após um deslizamento de pedras em Morretes, por exemplo, demorou cerca de dois meses para ser iniciada. O caminhoneiro autônomo Valdecir Ramos Vieira conta que economizou R$ 20 mil em pedágio neste último ano, mas teve prejuízo por conta das condições do asfalto. "Hoje em dia já não tá compensando mais. Eu já estourei pneu do caminhão da minha esposa na estrada, porque bateu em buraco e cortou o pneu zero. Hoje um pneu novo custa R$ 2 mil", relata. LEIA TAMBÉM: Um ano após fim dos contratos dos pedágios no Paraná, novo modelo de concessão está indefinido; entenda Buracos nas estradas sem pedágio Reprodução/RPC Manutenção Com o fim dos contratos de pedágio, a responsabilidade da manutenção das rodovias voltou a ser do governo federal e estadual. Para o gerente de assuntos estratégicos da FIEP, houve também uma mudança no estilo da gestão. "Nós passamos de uma manutenção preventiva – que evitava o aparecimento de buracos na rodovia, ou até de deslizamentos de encostas – para ações corretivas. Ou seja, depois que apareceu o buraco, você vai lá e tampa, depois que há um deslizamento, você tenta desobstruir a estrada", explica Mohr. Praças de pesagem de caminhões estão destruídas pelo vandalismo Reprodução/RPC Entre as condições indicadas pelo estudo, há buracos em trechos importantes das BR-277 e BR-376, e as praças de pesagem dos caminhões estão destruídas. A Justiça determinou que a responsabilidade pelas estruturas nas rodovias federais é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que afirmou ter criado um plano de ação da manutenção das praças. Entretanto, Hélio Gomes da Silva Junior, superintendente do DNIT no Paraná, reitera a explicação de Mohr. "Se nós tivéssemos feito a guarda e vigilância nós teríamos um custo gigantesco. Na verdade, nós jogamos a favor da economia da União. É muto mais fácil reconstruir essas praças, que infelizmente foram vandalizadas, do que fazer a guarda e a vigilância", afirma. Relatório do TCU diz que novas tarifas de pedágio no Paraná podem ser 'sensivelmente superiores' às anteriores Assinatura de novos contratos dos pedágios no Paraná fica para 1º trimestre de 2023 Ainda conforme o superintendente, o órgão foi "pego de surpresa". "Não tínhamos essa expectativa financeira. Não tínhamos como saber se nós teríamos, ou não, que assumir a rodovia. Era para, no momento em que acabou uma concessão, ter sido feita outra", defende. Paraná fica com passagem livre no pedágio Giuliano Gomes/PR PRESS VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.
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