Trump recebe Zelensky na Casa Branca para discutir acordo de paz na Ucrânia
A reunião acontece em meio a um recrudescimento do conflito
Por Gazeta do Paraná

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta segunda-feira (18) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um encontro que pode marcar uma nova etapa nas negociações para o fim da guerra contra a Rússia. Zelensky chega a Washington acompanhado de uma “frente unida” de líderes europeus, com a missão de avançar em propostas de paz e garantias de segurança.
A reunião acontece em meio a um recrudescimento do conflito, após novos ataques russos a cidades ucranianas, que deixaram mortos e feridos. É a primeira vez, desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, que líderes dos EUA, da Ucrânia e da Europa se reúnem nesse formato para tratar da guerra.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que a Ucrânia “pode pôr fim à guerra quase imediatamente, se quiser”, mas descartou qualquer chance de reversão da anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, ou de adesão ucraniana à Otan. Já Zelensky, em mensagem no X (antigo Twitter), agradeceu ao presidente norte-americano pelo encontro e destacou: “Todos nós temos o profundo desejo de pôr fim a esta guerra de forma rápida e fiável. E a paz deve ser duradoura”.
O encontro em Washington foi precedido por uma reunião entre Trump e Vladimir Putin, realizada no sábado (16), no Alasca. Apesar das expectativas, a conversa terminou sem acordo de cessar-fogo — condição que Kiev mantém como requisito para abrir negociações. Trump, no entanto, defendeu que tréguas temporárias “falham frequentemente” e reforçou a necessidade de um acordo de paz definitivo.
A última visita de Zelensky à Casa Branca ocorreu em 28 de fevereiro, marcada por um episódio em que o líder ucraniano foi repreendido publicamente por Trump no Salão Oval. Agora, o clima é outro: a expectativa é de que Washington sirva de palco para um possível avanço nas tratativas para encerrar o maior conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
