Trump descarta candidatura a vice em 2028 e volta a mencionar terceiro mandato
Presidente dos Estados Unidos voltou a deixar em aberto a possibilidade de tentar um terceiro mandato, algo proibido pela Constituição dos EUA
Por Da Redação
Créditos: Arquivo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que não pretende concorrer à vice-presidência nas eleições de 2028. A declaração foi feita a repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One, em meio a especulações de que o republicano poderia tentar retornar à Casa Branca por meio de uma chapa em que figurasse como vice.
“Eu teria permissão para fazer isso”, disse Trump, referindo-se à possibilidade de disputar o cargo. “Mas eu não faria isso. Acho que é muito inteligente. Sim, eu descartaria porque é muito inteligente. Acho que as pessoas não gostariam disso. Não seria certo.”
A hipótese de Trump se candidatar à vice-presidência surgiu entre alguns de seus apoiadores como alternativa à proibição de um terceiro mandato, estabelecida pela 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos. O texto determina que ninguém pode ser eleito presidente mais de duas vezes.
Alguns aliados chegaram a sugerir que Trump poderia concorrer como vice, em uma chapa com outro republicano que renunciaria após a vitória, permitindo que ele reassumisse o cargo. A manobra, no entanto, é considerada inconstitucional por especialistas e enfrentaria forte resistência judicial.
Nos últimos meses, Trump chegou a distribuir bonés com a inscrição “Trump 2028” e a fazer comentários ambíguos sobre a possibilidade de continuar no poder. Nesta segunda-feira, ao ser questionado sobre um eventual terceiro mandato, afirmou: “Eu adoraria. Tenho os melhores números da minha história.” Quando um repórter perguntou se ele realmente descartava a hipótese, respondeu: “Não estou descartando? Quer dizer, vocês terão que me dizer.”
O presidente também mencionou o atual vice, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, como possíveis nomes para a sucessão republicana. “Acho que se eles formassem um grupo, seria imparável. Eu realmente acredito nisso”, declarou.
