TRF-4 absolve Paranhos das denúncias em contratação no Ipem-PR
Decisão da 13ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região foi por unanimidade
Por Gazeta do Paraná

Por unanimidade, o ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi absolvido na tarde de ontem (18) em julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso da contratação de uma associação de deficientes físicos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), quando ele presidiu o órgão entre 2002 e 2006. A 12ª Turma do TRF-4 decidiu anular a sentença de primeira instância que havia condenado o ex-prefeito, considerando que não havia indícios suficientes para comprovar sua responsabilidade no caso.
O advogado Gustavo Guedes, que fez a defesa de Paranhos, disse à Gazeta do Paraná que tinha confiança no resultado positivo, com base nos argumentos apresentados aos desembargadores. “Estou muito feliz com a decisão, com o resultado, muito feliz com o fim dessa agonia para o prefeito, que sofria excessivos ataques dos seus adversários por conta de uma injustiça, de um fato, de uma situação que ele não havia causado, que ele não tinha responsabilidade”, afirmou Guedes.
O recurso apresentado pela defesa foi provido integralmente, e nenhuma acusação recai mais sobre o ex-prefeito. “Não existe nenhum tipo de imposição ou de sanção, seja no período em que ele foi presidente do Ipem, seja no período em que foi prefeito de Cascavel”, detalhou o advogado. A decisão do TRF-4 ocorre em um momento decisivo para Paranhos, que foi anunciado ainda no ano passado como futuro integrante do governo Ratinho Junior. Se a condenação fosse mantida, poderia prejudicar sua trajetória política, tornando-o inelegível para as eleições do próximo ano e dificultando sua nomeação para um cargo importante no governo estadual.
A acusação contra Paranhos envolvia um suposto favorecimento na contratação de uma associação de deficientes físicos pelo Ipem-PR, o que, segundo a acusação, configuraria um ato ilícito e prejudicial aos cofres públicos. No entanto, a defesa sustentou que o ex-prefeito que os atos administrativos foram conduzidos sem causar danos. O tribunal, ao analisar os argumentos apresentados, entendeu que não havia elementos suficientes para sustentar a acusação, o que levou à absolvição do ex-prefeito.
A decisão representa uma vitória importante para Leonaldo Paranhos, especialmente considerando seu histórico político em Cascavel. Durante seus dois mandatos como prefeito, ele conseguiu atingir altos índices de aprovação, com 90% dos cascavelenses afirmando que estavam satisfeitos com sua gestão. Paranhos também também fez seu sucessor, Renato Silva, que foi vice-prefeito no segundo mandato e acabou eleito em primeiro turno nas eleições do ano passado.
A absolvição também tem um impacto positivo entre a população de Cascavel, onde Paranhos é amplamente reconhecido como um político que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento local durante seu tempo à frente da Prefeitura. Sua liderança durante os dois mandatos foi marcada por investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde, educação e outras áreas fundamentais para o bem-estar da população. Ele também conseguiu unir as entidades representativas em prol de iniciativas para promover o desenvolvimento.
Agora, com o fim dessa pendência judicial, Leonaldo Paranhos poderá focar em novos desafios políticos e administrativos, com a certeza de que a sua imagem pública, que os adversários tentaram arranhar, foi restaurada.
A expectativa é de que nos próximos dias Paranhos tenha uma reunião com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior para definir seu futuro político, agora sem as preocupações em torno do processo judicial que já não existe mais.