Show Rural começa nesta segunda (10); confira programação e autoridades confirmadas
A 37ª edição do maior evento do setor na América Latina começa na segunda-feira (10), reunindo mais de 600 expositores e a expectativa de superar 360 mil visitantes.
Por Gazeta do Paraná
![Show Rural começa nesta segunda (10); confira programação e autoridades confirmadas](https://gazetadoparana.com.br/images/20250209115853_big_730x400_20.webp)
A partir de segunda-feira (10), Cascavel retoma seu lugar como um dos principais polos do agronegócio mundial com a abertura oficial da 37ª edição do Show Rural Coopavel, reconhecido como a maior feira do setor na América Latina. Realizado no Parque Tecnológico, o evento atrai investidores e produtores de diversas partes do globo, interessados em fechar negócios e conhecer as últimas tendências do mercado. A expectativa para este ano é superar a marca de 360 mil visitantes. Com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade, a feira impulsiona a economia regional, reunindo mais de 600 expositores em uma área de 720 mil metros quadrados. Em 2024, o volume financeiro gerado ultrapassou R$ 6,1 bilhões, consolidando Cascavel como um dos principais centros de referência do agronegócio.
Os impactos positivos do evento se estendem além dos limites do Parque Tecnológico. O setor hoteleiro registra um dos períodos de maior ocupação do ano, enquanto bares e restaurantes experimentam um fluxo intenso de clientes. Além disso, a feira contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.
O evento gera um impacto econômico significativo em Cascavel e nos municípios do Oeste do Paraná. Segundo o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a feira injeta aproximadamente R$ 200 milhões em diversos setores da economia local e regional. Grolli destacou a importância do evento para o desenvolvimento da região: “Além de contribuir para o contínuo aprimoramento da agricultura e pecuária, o Show Rural é uma alavanca para a economia local. Durante cinco meses, de novembro a março, equipes de diferentes empresas do setor se dedicaram a preparar a mostra de tecnologia. Nesse período, o evento aquece segmentos como hotelaria, alimentação, entretenimento e construção civil”, ressaltou.
Missa de domingo
O arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, celebrará uma missa em Ação de Graças no domingo (09), marcando o início da 37ª edição do Show Rural Coopavel. A cerimônia religiosa terá início às 11 horas e reunirá famílias da cidade e da região, além de convidados, expositores e colaboradores da Coopavel e de empresas participantes do evento. “Nossa forma de dar as boas-vindas ao Show Rural é por meio da missa, como ocorre há muitos anos. Esse momento é dedicado à gratidão e à súplica por bênçãos para uma feira que tem como propósito compartilhar conhecimento e promover avanços na produtividade agrícola, sempre com foco na sustentabilidade”, afirma o presidente Dilvo Grolli. Ele ressalta ainda a importância do agronegócio brasileiro, que contribui para alimentar cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
O domingo que antecede a abertura oficial dos portões é um dia especial para aqueles que, devido ao trabalho e outros compromissos, não conseguem visitar o evento ao longo da semana, que neste ano ocorrerá de 10 a 14 de fevereiro. “Muitas pessoas aproveitam o dia para vir ao parque, participar da missa, almoçar em família e conhecer a estrutura do Show Rural”, destaca o coordenador geral Rogério Rizzardi. Além das atrações tecnológicas e agrícolas, o paisagismo do evento continua sendo um dos grandes destaques para os visitantes.
Para facilitar o acesso ao Show Rural Coopavel, a Transitar disponibilizará ônibus extras, incluindo um modelo elétrico, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável e a redução de congestionamentos. Os veículos estarão devidamente identificados com a inscrição “Show Rural - Coopavel”.
O serviço especial começa a operar no domingo (9), data da missa de abertura do evento. Nesse dia, dois ônibus extras sairão do Terminal Leste: o primeiro às 5h20 e o segundo às 6h. Após a viagem das 7h15, os veículos permanecerão próximos ao terminal e farão novas saídas conforme a demanda, seguindo a orientação dos agentes de transporte da Transitar.
Entre segunda-feira (10) e sexta-feira (14), ônibus adicionais seguirão em direção ao Parque Tecnológico. O primeiro sairá às 5h05, com partidas a cada 20 minutos. Após as 7h30, os veículos ficarão estacionados nas proximidades do Terminal Leste, aguardando liberação dos agentes para novas viagens ao longo do dia. No Terminal Sul, haverá um horário especial às 5h30 para atender trabalhadores e visitantes. Além disso, a Linha 345 – Vila Cajati também fará o trajeto até o evento.
Organização do Trânsito
Com o aumento da circulação de veículos na região do Parque Tecnológico, agentes da Transitar estarão posicionados na Avenida Brasil, próximo ao Trevo Cataratas, para monitorar o tráfego nos horários de abertura e encerramento da feira. Todas essas ações têm o objetivo de melhorar a mobilidade da população e garantir um fluxo seguro e eficiente durante o evento.
Agenda do Show Rural 2025
Dia 10/02
Iguassu Valley (Praça da Inovação BRDE LABS) – 10h30 & 13h30;
Espaço Impulso – 09h30, 11h, 13h, 14h, 14h45 & 15h30;
Espaço SEBRAE (Transformado o Futuro) – 14h;
Iguassu Valley – 15h;
Incomagri Máquinas Agrícolas – todos os dias das 09h às 18h;
Stand da UPL – todos os dias das 09h30 às 17h;
Stand da VOLKSWAGEN – todos os dias todos os dias das 09h às 18h;
Kawashima – todos os dias todos os dias das 09h às 18h.
Dia 11/02
Fórum de TI 2025 – Evento exclusivo para profissionais de cooperativas;
Espaço Impulso – 09h, 09h30, 10h, 11h, 11h20, 13h, 13h30, 14h30, 15h30 & 16h30.
Notícias Relacionadas
Dia 12/02
Espaço Impulso – 10h, 11h, 13h, 13h30, 14h30, 15h, 15h30 & 16h30.
Dia 13/02
Hackathon – 09h às 18h;
Like a Farmer 2025 – 08h às 18h;
Fórum de TI 2025 – Evento exclusivo para profissionais de cooperativas;
Espaço Impulso – 10h, 11h, 13h, 13h30, 14h30, 15h, 15h30 & 16h30.
Dia 14/02
Iguassu Valley – 15h;
Espaço Impulso – 09h, 11h, 11h20, 13h30 & 14h15.
Comitivas e Autoridades Confirmadas
10 de fevereiro (segunda-feira)
Prefeitura de Cascavel: Renato Silva (Prefeito)
Governo do Paraná: Darci Piana (Vice-Governador) e Norberto Anacleto Ortigara (Secretário da Fazenda)
Itaipu Binacional: Ênio Verri (Diretor-Geral Brasileiro)
ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel: Siro Canabarro (Presidente)
OCEPAR – Organização das Cooperativas do Paraná: José Roberto Ricken (Presidente)
FIEP – Federação das Indústrias do Paraná: Edson José de Vasconcelos (Presidente)
Embrapa Soja: Alexandre Nepomuceno (Chefe-Geral)
11 de fevereiro (terça-feira)
Prefeitura de Cascavel: Renato Silva (Prefeito)
Governo do Paraná: Márcio Fernando Nunes (Secretário de Turismo)
ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel: Siro Canabarro (Presidente)
Itaipu Parquetec: Irineu Colombo (Diretor-Superintendente)
Itaipu Binacional: Rogério Meneghetti (Superintendente de Energias Renováveis)
12 de fevereiro (quarta-feira)
Governo do Paraná: Ratinho Junior (Governador)
Prefeitura de Cascavel: Renato Silva (Prefeito) e Henrique Mecabô (Vice-prefeito)
Assembleia Legislativa do Paraná: Alexandre Curi (Presidente) e Gugu Bueno (1º Secretário)
13 de fevereiro (quinta-feira)
Prefeitura de Cascavel: Renato Silva (Prefeito)
Senado Federal: Sérgio Moro (Senador)
Delegações Internacionais – República do Benin (África Ocidental): Boukary Zakari (Presidente da Câmara de Tanguieta), Bekakoua Tchin Toya Blaise (Presidente da Câmara de Toucountouna),Tassou Z. Filikibirou (Ministro da Descentralização e Governança Local), Saka Mere Douda (Ministro da Descentralização e Departamento de Governo Local do Município de Borgou de N'Dal) e Djossou Mauudo (Prefeito de Dangbo)
14 de fevereiro (sexta-feira)
Prefeitura de Cascavel: Renato Silva (Prefeito)
Créditos: Gabriel Porta