RESULT

Setembro pode sofrer com onda de frio tardia: risco de geadas e temperaturas negativas

Previsões indicam que boa parte do centro-sul do país enfrentará temperaturas abaixo da média ao longo das próximas semanas, com uma onda de frio tardia

Por Gazeta do Paraná

Setembro pode sofrer com onda de frio tardia: risco de geadas e temperaturas negativas Créditos: Reprodução

Previsões indicam que boa parte do centro-sul do país enfrentará temperaturas abaixo da média ao longo das próximas semanas, com uma onda de frio tardia que fará setembro ser um mês mais frio que o normal.

Os primeiros dias de setembro estão sendo marcados pela presença de uma massa de ar frio que vai manter as temperaturas mais amenas em grande parte do Sudeste (incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e também boa parte do Nordeste (em especial a Bahia), além de atingir outros estados da porção central do país, como o Tocantins e Goiás.

Até quarta-feira (03), essa massa continua avançando sobre o país, chegando a latitudes onde é pouco comum que uma massa de ar frio atue com intensidade. Alguns municípios da Bahia podem, por exemplo, registrar temperaturas diárias que não passam dos 20°C nesta semana - como Poções e Vitória da Conquista.

A partir de quinta-feira (04), espera-se ainda que uma nova massa de ar frio comece a penetrar no sul do país. Ela avança após a passagem de uma frente fria, que causará chuvas intensas na região Sul.

Nova massa de ar frio começa a atingir sul na Quinta-feira

Já ao longo da próxima quinta-feira, as temperaturas caem de maneira pronunciada no Rio Grande do Sul. Na madrugada de sexta-feira (05), as mínimas podem chegar a 4°C em diversos municípios, ocasionando a ocorrência de geadas. Na madrugada do Sábado (06), temperaturas similares também serão registradas na região serrana de Santa Catarina.

Embora os estados mais afetados sejam justamente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, já no próprio sábado (06), essa massa de ar frio estará avançando e fazendo as temperaturas caírem também no ParanáMato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, embora não haja previsão de frio extremo nem geadas nestes estados.

Já ao longo da semana que vem, previsões indicam a entrada de mais ar frio no país, o que faz com que as temperaturas permaneçam abaixo da média, especialmente numa faixa que abrange a região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, como pode ser observado na imagem abaixo

Isso configurará uma onda de frio tardia, que afetará o centro-sul do país ao longo de uma grande parte do mês de Setembro. Alguns modelos de previsão indicam inclusive a possibilidade de temperaturas negativas na região Sul por volta da madrugada do sábado da semana seguinte, dia 13 de setembro.
Essas temperaturas abaixo da média continuarão presentes ao longo de praticamente todo o mês de setembro. Previsões de anomalias de temperatura entre os dias 22 e 29 de setembro ainda mostram a presença de uma faixa de temperaturas mais frias entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Com isso, tudo indica que o mês de setembro será mais frio que o normal em grande parte do centro-sul do país, com o avanço de múltiplas massas de ar frio. Com isso, ocasiona-se uma onda de frio tardia que pode, inclusive, influenciar negativamente plantios adiantados da próxima safra na região Sul.

As informações são do Meteored

 

Acesse nosso canal no WhatsApp