EUA realizam ataque a navio de drogas ligado à Venezuela
Operação militar anunciada por Trump e confirmada por Marco Rubio marca escalada contra cartéis e pode intensificar tensões com o governo de Nicolás Maduro
Por Gazeta do Paraná

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) que as forças militares americanas “abateram” um barco de transporte de drogas supostamente ligado à Venezuela. “Temos muitas drogas entrando em nosso país, há muito tempo. E acabamos de ver que elas saíram da Venezuela”, afirmou Trump, sem fornecer detalhes sobre a operação.
O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou a ação em postagem na rede social X, informando que os EUA realizaram um “ataque letal” contra o navio no sul do Caribe. Segundo Rubio, a embarcação estaria sendo operada por uma organização narcoterrorista.
A medida marca uma escalada significativa da administração Trump no combate aos cartéis de drogas, alguns classificados como organizações terroristas estrangeiras. A operação também pode gerar tensões na região, onde os Estados Unidos possuem presença militar, e atrair a reação do governo venezuelano, sob comando de Nicolás Maduro, elevando o risco de confrontos diplomáticos e militares.
