pref santa tereza Setembro 2025

Será realizado neste sábado (8) o Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Em Cascavel, várias atividades educativas serão realizadas no lago municipal, bairros e terminais de ônibus

Por Eliane Alexandrino

Será realizado neste sábado (8) o Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/Cascavel

Será realizado neste sábado (8) o Dia D de Mobilização Nacional contra o mosquito Aedes aegypti, com a participação de municípios de todas as regiões do Paraná. A iniciativa inclui atividades educativas, recreativas e ações de eliminação de criadouros e focos do vetor, reforçando o alerta de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika.

Os esforços do Governo do Paraná para reduzir casos e óbitos por dengue têm apresentado resultados expressivos. De janeiro a outubro deste ano, o Estado registrou queda superior a 80% nas infecções e mortes em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo o Informe Epidemiológico, os casos confirmados passaram de 613.371 para 87.598, uma redução de 85,7%. Já o número de óbitos caiu de 729 para 129, o que representa diminuição de 82%.

No Brasil, o Ministério da Saúde considera o indicador de “casos prováveis”. Nesse recorte, a queda nacional foi de 74,98%, enquanto no Paraná o índice foi maior: 83,4%. O número de mortes também apresentou queda mais significativa em território paranaense. No país, o recuo foi de 72,88%, enquanto o Paraná registrou baixa de 81%.

“Reforçamos todo o nosso sistema de combate à dengue, em conjunto com os municípios, para reduzir os casos e, em consequência, as mortes, e os esforços têm dado certo”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Segundo ele, o Governo do Estado mantém ações integradas de controle vetorial, remoção de criadouros, monitoramento, bloqueios de casos, mutirões e mobilização comunitária.

Uma das estratégias é a capacitação permanente das equipes de controle vetorial. Neste ano, o Paraná treinou 1.095 profissionais das regionais e municípios dentro das “Novas Diretrizes para Prevenção e Controle de Arboviroses”. Outra medida é a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), que utiliza inseticida nas paredes de imóveis como igrejas, escolas e hospitais. Todas as 22 Regionais de Saúde já foram preparadas para aplicar o método, que está em execução em 187 municípios.

O Estado também inaugurou, em julho, a maior biofábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, conhecidos como “wolbitos”. Localizada no Parque Tecnológico da Saúde, em Curitiba, a fábrica pode produzir até 100 milhões de ovos. O método, coordenado pelo IBMP e pelo World Mosquito Program, já é aplicado em Foz do Iguaçu e será ampliado para Cascavel ainda em 2025.

A Secretaria da Saúde do Paraná mantém ainda um site exclusivo com informações sobre prevenção, mitos e verdades, materiais educativos e atualizações sobre o cenário epidemiológico no Estado.

Cascavel promove Dia D de Mobilização contra a dengue com vária ações

Com 372 casos confirmados de dengue e mais de 2,3 mil de chikungunya em 2025, Cascavel intensifica ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realiza neste sábado (8) o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue e outras Arboviroses, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

A programação começa às 8h30, em frente à Secretaria de Meio Ambiente, no Lago Municipal, com orientações à comunidade e distribuição de material educativo. Às 9h, será realizada a 9ª Caminhada Cascavel contra a Dengue, com saída do mesmo ponto. Toda a população está convidada a participar.

Após a caminhada, equipes da Educação em Saúde da Vigilância Ambiental estarão no Zoológico Municipal com atividades lúdicas e educativas para crianças, incluindo brincadeiras e jogos até as 16h.

No período da tarde, agentes de Endemias realizam vistorias e orientações em residências de vários bairros, além da entrega de material informativo. As ações ocorrerão no Cataratas, Colonial, Tarumã, Pinheiros, Terra Nova, Santo Onofre, Montreal, Jardim União e Presidente. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a comunidade receba os agentes.

Também haverá atividades simultâneas em outras localidades. No Muffatão Santa Cruz serão distribuídas bolsas de ráfia e materiais educativos. No Terminal de Transbordo Sul, a equipe promoverá dinâmicas com a “roleta da dengue”. Na Praça Maria Luíza, serão entregues mudas de árvores e haverá exposição com amostras de larvas. Além disso, equipes técnicas farão Borrifação Residual Intradomiciliar nos terminais de transbordo.

A orientação da Saúde é clara: o combate à dengue depende da ação conjunta do poder público e da população. Como o Aedes aegypti é um mosquito domiciliar, eliminar criadouros que acumulem água parada continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.

A mobilização deste sábado reforça a importância do engajamento da comunidade para manter Cascavel protegida e reduzir os índices da doença.

Foto: Assessoria

 

Acesse nosso canal no WhatsApp