Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta
As candidatas devem acompanhar as informações no site oficial do alistamento, acessado por meio da plataforma Gov.br
Por Bruno Rodrigo
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para que mulheres de 18 anos selecionadas no Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 participem da etapa de seleção complementar. As candidatas devem acompanhar as informações no site oficial do alistamento, acessado por meio da plataforma Gov.br, para verificar data, horário e local de comparecimento na unidade indicada.
Nesta fase, considerada a quarta e última antes da incorporação, as voluntárias passam por exames clínicos, entrevistas e avaliação do preparo físico. O objetivo é verificar se atendem aos requisitos básicos para a formação militar. O processo é realizado pela segunda vez na história, após a abertura, em 2025, da possibilidade de ingresso feminino como recrutas na base das três Forças Armadas.
A incorporação está prevista para ocorrer em dois períodos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto. Na Marinha, as selecionadas ingressam como marinheiro-recruta. Já no Exército e na Força Aérea, assumem o posto de soldado, com os mesmos direitos e deveres dos homens. Assim como no caso masculino, não há estabilidade após o período inicial de serviço.
Para 2026, estão previstas 1.467 vagas para mulheres voluntárias, distribuídas em 51 municípios de 13 estados e do Distrito Federal. Do total, 157 são para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea. Em 2025, cerca de 34 mil mulheres se inscreveram. No mesmo ano, o alistamento masculino obrigatório registrou mais de 1 milhão de jovens inscritos.
