RESULT

Muçulmanos celebram a chegada do Ramadan na Tríplice Fronteira

Teve início nesta quarta-feira, 18/02, o mês especial para os muçulmanos

Por Bruno Rodrigo

Muçulmanos celebram a chegada do Ramadan na Tríplice Fronteira Créditos: Mônica Nasser Dornelles/ Mesquita de Foz

Muçulmanos do mundo celebram a chegada do nono mês do calendário islâmico lunar, o Ramadan. Na região trinacional, com uma comunidade árabe considerada uma das mais expressivas do Brasil, figurando como a segunda maior do país, com cerca de 20 mil pessoas, o momento foi recebido com celebração e em grupo. A Festa de Boas-vindas do Ramadan que aconteceu na última terça-feira, 17/02, na Mesquita de Foz e contou com mais de 600 pessoas lotando o pátio da Mesquita Omar Ibn Al-khattab. “É um mês com muitos significados, momento de família, de confraternização. Um mês de amor, de estender o braço para as pessoas carentes” destaca o líder religioso da Mesquita de Foz do Iguaçu, Sheikh Oussama El Zahed.

 O evento contou com o lançamento da iluminação especial da mesquita com projeções na cúpula, um pouco da história da comunidade e símbolos islâmicos. Reuniu membros da comunidade, pioneiros, autoridades e admiradores da fé e da cultura islâmica.  

Aberto a todos, muçulmanos e não muçulmanos, a celebração nas escadarias da mesquita teve a apresentação especial de um coral de crianças da escola Árabe Bertoni, anexa à mesquita. 

A iluminação deste ano será mantida durante todo o mês do Ramadan. Uma ação esperada que chama atenção de curiosos e turistas que costumam realizar o passeio noturno no Bairro árabe e eternizar belos registros.  

Mês do Ramadan
O Ramadan é considerado um mês abençoado para os muçulmanos. Um momento de união da comunidade, tempo para visitar os amigos e parentes. Um tempo para a oração, unificação, paciência, caridade. "Mais do que práticas restritas a um único mês, essas virtudes são valores a serem cultivados ao longo de todo o ano. O Ramadan é, acima de tudo, uma oportunidade especial de reviver, renovar e fortalecer a fé."
Durante o Ramadan, o jejuador se abstém de comida, bebida e de tudo que quebra o jejum, não porque não pode, mas por obediência a Deus. Essa sinceridade também se reflete no comportamento diário e não apenas em deixar de comer e beber, mas também evitar mentiras, fofocas e atitudes negativas. O jejum não é considerado apenas um ritual externo, mas um caminho para melhorar o caráter e construir uma pessoa mais honesta com Deus e com a sociedade.

A organização da festa de Boas-Vindas é do CCBI-Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, COJIFI- Comissão da Juventude Islâmica de Foz do Iguaçu e Escola árabe Bertoni, anexa à mesquita. 

Acesse nosso canal no WhatsApp