RESULT

Segunda edição do CorosFest traz magia dos coros para Cascavel

O Festival Internacional de Coros (Coros Fest) acontecerá nos dias 07 e 08 de setembro, em espaços culturais da cidade

Segunda edição do CorosFest traz magia dos coros para Cascavel Créditos: CorosFest

 

A nova edição do Caderno Mais será aberta com o seguinte questionamento: você sabe qual a origem dos belíssimos grupos de coros que emocionam o público com suas vozes? 

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo “coro” é definido como um grupo musical composto de cantores, profissionais ou não, que são classificados conforme a tessitura de suas vozes. 

Na cultura ocidental, os coros de música erudita são compostos por quatro tipos de vozes: baixos, tenores, contraltos e sopranos. 

Os coros ou corais, têm origem grega, e o termo designa a uma modalidade artística que, na época, unia canto, dança e poesia. As origens da música em coral também compartilham de raízes folclóricas, o que resultou em uma grande difusão da prática pelo mundo, sendo, inclusive, adotada pelo cristianismo antigo, que passou a adaptar alguns elementos dos corais, como o termo “chorus”, por exemplo, que começou a ser usado para identificar este tipo de canto coletivo, sendo inclusive consolidado como expressão artística em diversas culturas, com o passar do tempo. 

Cascavel se prepara para ser encantada pela magia dos cantos em coral. E é justamente para celebrar esta expressão musical, que o município recebe, entre os dias 07 e 08 de setembro, em espaços culturais da cidade, a terceira edição do Festival Internacional de Coros (CorosFest). 

Fundado e coordenado pelo maestro Geferson Fell, o evento nasceu no ano de 2019, a partir do desejo do maestro em fomentar a prática dos coros na comunidade: “O encontro surgiu no anseio de reunir grupos, com o intuito de fomentar, não só a formação de plateias para este tipo de programação, mas também de instigar a comunidade a participar de eventos como este”, relembra Geferson. 

Na programação deste ano, o CorosFest reunirá apresentações com 14 coros da região e até de outros países, concertos e mostras, além de oficinas, para que o público possa soltar a voz sob a orientação de profissionais da área e adquirir novos conhecimentos sobre o canto coral. 

Entre os grupos participantes: Coral Ucraniano Dzvinotchok, Coral Copel Cascavel, Coral de Itaipu Binacional, Grupo Vocal Canto em Canto, Grupo Popular Mulheres do Brasil, Coral Canta Foz, Coral Aprendendo a Vivir, vindo do Paraguai, Coral Tempos Dourados, Coral Guiomar Novaes, Coral Municipal de Santa Tereza do Oeste, Coral Doce Encanto de Vera Cruz do Oeste, Cobra Coral, Coral Municipal Araucária e Coral Melodia. 

Ao Caderno Mais, o maestro Gerson Fell explica que cada grupo fica responsável por definir o repertório de sua apresentação. Então, o evento deve contar com uma grande diversidade de gêneros musicais, todos entoados na modalidade de coral. 

No primeiro dia de CorosFest, no dia 07 de setembro, a programação começa logo pela manhã, a partir das 09 horas, com o concerto de abertura, que será realizado no Teatro Municipal Sefrin Filho. Os responsáveis por abrir a programação deste ano do evento, são os coralistas do grupo Cobra Coral, de Maringá. 

A partir das 10h, acontece a primeira oficina do evento deste ano. A oficina de “sonoridade coral”, ministrada pela professora e doutora Ana Lúcia Gaborim, vinda da cidade de Campo Grande, Mato-Grosso do Sul, especialmente para a programação.

O maestro aproveitou para dar mais detalhes sobre o funcionamento da oficina, que já está com vagas esgotadas e inscrições encerradas: “Os participantes terão momentos exclusivos para as oficinas, os oficineiros trarão materiais específicos e direcionados, abordando metodologias e objetos de estudo recentes no que tange à regência coral e a busca por sonoridade no canto”, esclarece Geferson. 

No período da tarde, a partir das 13h30, as apresentações musicais continuam a acontecer no Teatro Municipal, com a primeira mostra de coros, com a participação dos 14 coros inscritos no evento.

Simultaneamente, acontecerá mais uma oficina, desta vez, a temática escolhida é “regência coral”, que será ministrada pelo maestro Márcio Buzzato, vindo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para enriquecer a programação. 

A partir das 20h30, a segunda edição do CorosFest organiza um jantar festivo aberto ao público, regado à muita música para harmonizar com a refeição. Os ingressos para esta programação já estão esgotados. 

 

Segundo dia 

O CorosFest continua no domingo (08), último dia de programação, e para aproveitar a saideira do evento, as atividades deste segundo dia também começam logo pela manhã, a partir das 09h30, quando será realizado um concerto matutino na Praça Parigot de Souza, popularmente conhecida como “Praça do Rocão”, localizada no bairro Country. 

Para comandar os microfones e soltar a voz durante a manhã, estão: Coral Melodia, Coral Itaipu e Orquestra de Viola Caipira. 

A partir das 11 horas, a música invade a programação da tradicional Feira do Teatro, com mais uma apresentação de coral do CorosFest. Subirão ao palco da feirinha dois grupos convidados, que serão revelados no momento do evento. 

No período da tarde, a partir das 13h30, será realizada mais uma “mostra de coros” da programação, no espaço do Teatro Municipal Sefrin Filho. Todos os coros inscritos participam para compor o repertório desta apresentação. 

Já no período da noite, a partir das 19 horas, é chegado o momento de despedida da terceira edição do Festival de Coros. O concerto final, que também acontecerá no Teatro Municipal, será regido pela maestra Ana Lúcia Gaborim. 

Para encerrar o evento com chave de ouro, todos os coros convidados devem subir ao palco, totalizando 300 vozes, somadas à participação da Camerata de Itaipu e ao grupo Cobra Coral, para apresentar um repertório recheado de canções latinas, em homenagem à cantora argentina Mercedes Sosa, uma das vozes mais proeminentes da América Latina. A cantora faleceu em 2009, aos 74 anos. 

 

Como Participar?

Para aqueles que não querem perder a chance de prestigiar os concertos do segundo Festival Internacional de Coros de Cascavel, o Caderno Mais informa aos leitores que os ingressos para todos os concertos, com exceção do concerto que será realizado na manhã do dia 08 de setembro, na Praça do Rocão, deverão ser retirados no Teatro Municipal Sefrin Filho. 

Para fazer a retirada dos ingressos e não ficar de fora da programação, é preciso fazer a doação de um quilo de ração, que será posteriormente repassada para resgatantes de animais do município. 

Para mais informações sobre o CorosFest, ou para tirar dúvidas sobre a programação, basta acessar o perfil: @corosfest, ou contatar o telefone: (45) 99959-5537. 

 

Data 

07-08/09 

CorosFest acontece nos dias 07 e 08 de setembro 

 

Trecho 

“O encontro surgiu no anseio de reunir grupos, com o intuito de fomentar, não só a formação de plateias para este tipo de programação, mas também de instigar a comunidade a participar de eventos como este”

-Geferson Fell 

Idealizador do evento

Créditos: Mariana Moreira