
Saúde da Mulher (I)
Pesquisadores apontam um dado surpreendente: ao invés do casamento, a mulher precisa cultivar seus relacionamentos com as amigas! Estudos realizados mostram que as mulheres se conectam de maneira diferente dos homens e fornecem outros sistemas de apoio que as ajudam a lidar com experiências estressantes e difíceis em suas vidas. “Tempo com Amigas” é muito significativo no nível fisiológico: ajuda a produzir mais serotonina, que auxilia no combate à depressão e cria um sentimento geral de bem-estar.
(II)
As mulheres tendem a compartilhar seus sentimentos, enquanto os homens geralmente se conectam em torno de tarefas. Eles raramente se sentam com um amigo falando sobre como se sentem sobre algo, ou como está sua vida pessoal. Falam de trabalho, esportes, carros, mulheres, etc., mas dos seus sentimentos, raramente... As mulheres fazem isso o tempo todo. Elas compartilham sentimentos e emoções das profundezas de suas almas com suas amigas, e parece que isso realmente contribui para a sua própria saúde.
Pitonisa
“Ninguém precisa de bola de cristal para prever o que vai acontecer com a economia brasileira ao fim desse desastre de governo. Os caminhos do PT e do Lulismo só levam a um único lugar: à falência moral e econômica do país.” (Flavio Bolsonaro).
Finalmente
A partir de 2026, mais de 74 países estarão envolvidos em uma gestão compartilhada e mais transparente dos oceanos. O acordo global pela proteção da biodiversidade em águas internacionais — conhecido como Tratado do Alto-Mar ou Acordo BBNJ — alcançou o número mínimo de ratificações neste mês de setembro. Essa conquista é celebrada mundialmente como um marco histórico para o futuro dos oceanos e do planeta. No Brasil, o plenário do Senado Federal aprovou o Tratado no dia 30 de setembro; ele segue agora para sanção presidencial. É urgente que o Brasil ratifique esse Tratado com celeridade, cumprindo o compromisso assumido pelo presidente Lula em junho, na França, durante a 3ª Conferência da ONU para o Oceano.
Pausa para Reflexão
A compaixão diante do sofrimento alheio deve começar pelo respeito e compreensão pela dor de quem sofre. Não se prenda a levar ajuda a quem precisa apenas com o que possas suprir de imediato o que te falta ou fere. Saibas que a dor ou o sofrimento do outro tem um motivo justo. Mas, em momento algum faça qualquer julgamento, seja simplesmente o bálsamo que Deus lhe confiou para amenizar ou diminuir os infortúnios de quem está sofrendo. A dor e o sofrimento são frutos de um plantio em um passado distante ou recente que tem que ser colhidos no tempo divino. Assim, ajudemos-nos uns aos outros nessa colheita certa e necessária a cada um de nós, para que a vida floresça e nos traga novos frutos, com o sabor doce da missão cumprida!
O festejado casal Silvana Veronese e Adelino Marcon estão comemorando 40 anos bem casados. Foto: arquivo pessoal.
Salete Goncalves, aniversariante do mês de outubro, recepcionou um grupinho de amigas para comemorar, na sexta-feira dia 03. Em ritmo de jantar, o encontro em sua casa em ritmo de jantar, foi como sempre, muito agradável. Mariza Marcon, Rosinha Pedroso, Iloni Rodrigues,
anfitriã Salete, Mari Rozetti, Tania Dengo e sua irmã Juceli Dengo. Foto: arquivo pessoal.
Patricia Cullmann e sua princesinha. Foto: arquivo pessoal.
Créditos: Cidinha Marcon