Ponto 14

Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

Companhia reforça todo o seu sistema de produção, tratamento, reservação e distribuição de água nas cidades litorâneas onde atua – Morretes, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

Por Gazeta do Paraná

Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral Créditos: Sanepar

Milhares de pessoas se deslocam ao litoral paranaense durante a temporada em busca de praias limpas, descanso e lazer. Para atender uma população estimada em mais de 4 milhões de pessoas entre dezembro e janeiro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reforça todo o seu sistema de produção, tratamento, reservação e distribuição de água nas cidades litorâneas onde atua – Morretes, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

“A produção de água aumenta aproximadamente 60% durante a alta temporada. De 27 de dezembro a 5 de janeiro, chegamos a produzir 100%, 120% a mais do que o normal. A estrutura do sistema é toda reprogramada para estes dois meses”, disse o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral, Fabio Basso.

Ele explica que estações de tratamento de água como a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e Saí-Guaçu, em Guaratuba, que normalmente funcionam até 18 horas por dia, passam a operar 24 horas ininterruptas.

Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz, a Sanepar está com sete contêineres na região nos pontos mais críticos, que são os finais de redes de água. “Esses contêiners são abastecidos por caminhões-pipa e têm uma bomba e um dispositivo de comunicação e controle que identifica a necessidade de acelerar ou reduzir a bomba. Temos técnicos de plantão 24 horas por dia, que atuaram mesmo no dia 25 de dezembro e que atuarão em 1º de janeiro, permanecendo dentro das unidades da Sanepar para resolver qualquer problema da forma mais rápida possível”, ressaltou Muniz.

Ele orienta sobre a importância da agilidade no trabalho da Companhia. “Quando a população visualizar um veículo da Sanepar, pedimos que seja dada prioridade de passagem, lembrando que aquela pessoa está ali a trabalho, de plantão, fazendo um atendimento que é essencial para o abastecimento, para a eficiência do serviço”, alerta. Neste período do ano, tanto os sistemas de tratamento e de distribuição de água quanto aos de recalque de esgoto funcionam com sua capacidade máxima.

Fabio Akira Schiling, que trabalha na Coordenação de Redes, responsável por garantir a distribuição de água, conta que o trabalho para o verão tem um planejamento iniciado muito tempo antes. “Nós nos organizamos o ano todo para atender com qualidade os veranistas, todo o pessoal que trabalha nas redes, no tratamento de água, no atendimento aos clientes. A preparação é fundamental porque temos bastante trabalho quando chega esta época” ressaltou.

Ele acrescenta que também há o suporte importante de empregados que vêm de outras cidades. “Sem eles não seria possível dar conta de toda a demanda que temos num período tão curto, sempre precisamos de um efetivo maior. Somando, juntos, a gente consegue fazer um trabalho mais completo”, comenta Schiling.

 

Créditos: AEN Curitiba