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Paraná tem cerca de R$ 5 bilhões em investimentos em obras rodoviárias em andamento

De acordo com o DER/PR, ao longo deste ano foram iniciadas ou contratadas 13 novas obras de grande porte

Por Da Redação

Paraná tem cerca de R$ 5 bilhões em investimentos em obras rodoviárias em andamento Créditos: Jonathan Campos/AEN

O Paraná mantém um amplo conjunto de obras rodoviárias em execução, com investimentos que somam cerca de R$ 5 bilhões. Os projetos são conduzidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e estão distribuídos por todas as regiões do Estado. Somente ao longo de 2025, foram executados aproximadamente R$ 1,5 bilhão em intervenções na malha viária estadual.

De acordo com o DER/PR, ao longo deste ano foram iniciadas ou contratadas 13 novas obras de grande porte. Um dos principais destaques está no chamado Eixo Central de rodovias estaduais, com a duplicação em concreto da PRC-466 no trecho entre Pitanga e Turvo, além da continuidade da duplicação entre Turvo e Palmeirinha, distrito de Guarapuava. Também fazem parte desse conjunto a restauração em concreto da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga e a restauração das PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga.

Essas duas últimas utilizam a técnica conhecida como whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para a implantação de uma nova pista em concreto, solução adotada para aumentar a durabilidade da rodovia e reduzir custos de manutenção a longo prazo.

No Litoral paranaense, foram contratadas obras consideradas complementares. Uma delas é a duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste, localidade de Pontal do Paraná. A outra é a duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, cujo contrato foi recentemente assinado e que se encontra na fase inicial de elaboração dos projetos.

Outras frentes de trabalho em andamento ou contratadas incluem o whitetopping da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira; a pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador; o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco; a pavimentação das PR-574 e PR-575 entre Cafelândia e Tupãssi; a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí, ligando São Carlos do Ivaí a Japurá; o novo trevo da PR-160 em Cornélio Procópio; e a etapa remanescente da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.

Ao longo de 2025 também tiveram continuidade obras já em execução, como a construção da Ponte de Guaratuba, a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu, a duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, a restauração das PR-180 e PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a pavimentação da PR-990 em Rebouças e da PR-092 em Doutor Ulysses, além do novo Trevo do Catuaí em Maringá, da duplicação da PR-317 em Toledo e da pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena.

Além das obras em execução, o DER/PR formalizou a contratação de projetos que devem resultar em novas intervenções nos próximos anos. Entre eles estão o anteprojeto de duplicação da PR-151 em Ponta Grossa, o projeto de restauração e ampliação da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã, e a restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina.

O ano também foi marcado por importantes entregas. Foram concluídas obras como o whitetopping da PRC-280 entre Palmas, Clevelândia e Pato Branco; a pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico; a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, distrito de Londrina; a duplicação da PR-317 e da PR-840 em Campo Mourão; o whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário; as novas vias marginais da PRC-466 em Pitanga; o novo viaduto da BR-369 em Londrina; e dois novos viadutos da BR-376 em Sarandi. No final do ano, também foram concluídos os serviços de duplicação da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, e da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu.

Paralelamente, o Governo do Paraná mantém parcerias com a iniciativa privada para a execução de obras rodoviárias. Por meio da SEIL, do DER/PR e da Secretaria da Fazenda (SEFA), estão em andamento projetos como a construção de uma trincheira e de um viaduto em Telêmaco Borba, pela Klabin S/A, e a implantação do Contorno de Palotina, pela cooperativa C.Vale. Nesses casos, os investimentos realizados serão compensados por meio de crédito presumido de ICMS, de forma proporcional aos valores aplicados.

Há ainda obras viabilizadas por acordos judiciais que envolvem o Governo do Estado, a Procuradoria-Geral do Estado, o Ministério Público do Paraná e a Justiça Federal, com antigas concessionárias de pedágio. Esses acordos contemplam a duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438 e a duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, ambos distritos de Londrina.

Créditos: AEN Acesse nosso canal no WhatsApp