Ponto 14

Sabia disso?

Revelações sobre o aspartame expõem origem polêmica e suscitam debate sobre segurança alimentar

Por Cidinha Marcon

Sabia disso? Créditos: Imagem Ilustrativa

Um registro de patente de 1981 revela que o aspartame, o adoçante químico 200 vezes mais potente que a sacarose e consumido diariamente por mais de 200 milhões de pessoas, é feito a partir de fezes de bactérias geneticamente modificadas, feito por meio de processo secreto de engenharia genética. O teor completo da fórmula do produto, que permaneceu vários anos oculto em escritórios de patentes a pedido da dona da fórmula, a empresa Monsanto, foi divulgado recentemente pelo jornal Natural News. Em 1999, o jornal The Independent (britânico) publicou reportagem falando exatamente sobre essa fórmula secreta e indo mais longe, que empresas americanas – de renome mundial - passaram a usar o adoçante químico em refrigerantes e doces, em substituição ao açúcar comum. Não houve repercussão na época, por desconhecimento dos impactos do adoçante químico no organismo...

 


 

Para refletir


Para os descrentes de plantão e para os que andam à procura da verdade... o livro ‘Morte e Renascimento- A Suprema Alquimia’, da escritora americana Zulma Reyo, é coisa para ser lido e relido muitas vezes.
- E nele contém uma frase que aprecio muito e costumo citar sempre que possível: “Se todas as pessoas fossem educadas para viver e para morrer, quantas ‘tragédias’ seriam evitadas...”

 


 

Ideia legal


Como o Novo Ano está começando... Pegue uma jarra ou um pote vazio e coloque no seu quarto. Toda vez que alguma coisa boa acontecer com você, não importa quão pequena seja, contanto que tenha te feito sorrir, escreva em um papel porque você está feliz, dobre o papel e coloque no pote. No último dia do ano, abra, leia e veja quantos pequenos presentes a vida lhe deu. Faça isso todo ano... .

 


 

Ninguém merece


Em uma universidade estadual, não muito distante daqui... “Eu faço curso de Doutorado em Educação. O duro de engolir é ter que ficar ouvindo (professores) ‘boa noite a todos, boa noite a todas e boa noite a todes', afffff!!!!!”

 


 

Descobrimos a força da Vida quando ela nos permite um mergulho na alma para desvendarmos nosso próprio labirinto; quando somos porto seguro para os barcos dos afetos que precisam de refúgio; quando percebemos que somos lembrança no coração de alguém; quando deixamos pelo caminho o que não nos acrescenta, o que não multiplica, o que não promove o amor, fazendo do nosso agora um Tempo de chegadas! (Inês Seibert).

 


 

 Saudando 2025!

Em Cascavel-Renata Dallagnol com a filha Tharine e sua filha Manuela...

 

Ivanise e filha Denise Martini...

 

As amigas Mariza Marcon e Iloni Rodrigues. Fotos: arquivo pessoal

Créditos: Cidinha Marcon