novo centro de convenções

“Rumo ao Natal” volta a iluminar os trilhos da Região Sul

 Entre os dias 2 e 21 de dezembro, a lendária Maria Fumaça da Rumo percorrerá dezenas de cidades no Paraná e em Santa Catarina

“Rumo ao Natal” volta a iluminar os trilhos da Região Sul Créditos: Divulgação

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anuncia mais uma edição do “Rumo ao Natal”. O evento, que mobilizou mais de 1 milhão de pessoas em 2024, retornará aos estados do Paraná e Santa Catarina entre os dias 2 e 21 de dezembro.

O projeto é uma realização da Rumo, em parceria com o Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) – e com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

A grande estrela da atração é a Maria Fumaça Iluminada – uma locomotiva a vapor modelo Mallet 204, fabricada em 1950 e reconhecida por ser a única em operação na América do Sul. A bordo desse ícone ferroviário estará o Papai Noel, conduzindo uma jornada mágica e inesquecível por dezenas de cidades.

A jornada natalina começa em Mafra (SC), no dia 2 de dezembro, e termina em Jaraguá do Sul (SC), no dia 21 de dezembro. Nesse período, a Maria Fumaça passará por diversas regiões dos dois estados. No Paraná, o trem poderá ser visto em municípios como Curitiba, Ponta Grossa e Pinhais. Já em Santa Catarina, o roteiro inclui Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, entre outras cidades. Toda a programação pode ser conferida no link (https://bit.ly/nataldarumo).

“O Rumo ao Natal é resultado de um intenso trabalho de colaboração entre a Rumo, prefeituras, mobilizadores culturais e outros agentes que se dedicam a preservar a cultura e a memória ferroviária. Além disso, o evento é uma oportunidade para conscientizar e estreitar laços com as comunidades que convivem com a nossa ferrovia”, destaca Tatiana Montório, coordenadora do Instituto Rumo. 

Cuidados com a segurança

Para que todos possam aproveitar a passagem do trem iluminado em segurança, confira algumas orientações:

- Mantenha uma distância segura mínima de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

- Escolha um local seguro para registrar suas fotos e vídeos;

- Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

- Para evitar acidentes, mantenha crianças sempre por perto e sob supervisão;

Acesse nosso canal no WhatsApp