Rede municipal de Foz do Iguaçu recebe cerca de 30 mil alunos na volta às aulas
Ano letivo começa nesta semana em CMEIs e escolas municipais, com ampliação do ensino integral e reforço na estrutura
Créditos: Divulgação/Secom
A Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu inicia nesta semana o ano letivo com o retorno de aproximadamente 30 mil alunos às salas de aula. Os estudantes estão distribuídos entre os centros municipais de educação infantil (CMEIs) e as escolas municipais de Ensino Fundamental.
Do total, cerca de 10 mil crianças estão matriculadas nos CMEIs, onde as aulas começam na quarta-feira (4). Outros 19 mil alunos frequentam as escolas municipais de Ensino Fundamental, que retomam as atividades na quinta-feira (5).
Para atender essa demanda, a rede municipal contará com 1.508 turmas em funcionamento, considerando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
LEIA TAMBÉM:
>Valdemar Costa Neto barra candidatura de Caroline De Toni ao Senado em 2026
>Desaprovação ao governo Lula chega a 51%, aponta pesquisa
>Prefeitura intensifica ações após temporal com 55 mm de chuva em Curitiba
Ensino integral avança na rede
Atualmente, o município possui sete escolas que ofertam ensino em tempo integral. Em 2026, a modalidade foi ampliada de cinco para sete unidades, com a inclusão das escolas Najla Barakat e Carlos Gomes. A ampliação resulta do planejamento pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, aliado à reorganização da rede e à adequação da infraestrutura das unidades.
Na Educação Infantil, em 2025, eram 154 turmas integrais. Para o ano letivo de 2026, esse número foi ampliado para 160 turmas integrais nos CMEIs.
As escolas que atualmente ofertam Ensino Integral são: Cândido Portinari, Jardim Naipi, Najla Barakat, Parigot, Gabriela Mistral, Érico Veríssimo e Carlos Gomes.
Material escolar garantido
Todos os alunos da rede municipal têm acesso ao Cartão do Auxílio Material Escolar, que assegura recursos para a compra de materiais escolares em estabelecimentos credenciados no município. Em 2026, o investimento no programa soma aproximadamente R$ 7,1 milhões.
O auxílio garante apoio financeiro às famílias no início do ano letivo, promove igualdade de acesso aos materiais escolares e contribui para o fortalecimento do comércio local.
Estrutura e reforço de profissionais
Para garantir um retorno às aulas com mais segurança e qualidade, a estrutura da rede municipal passou por ações de manutenção e conservação por meio do Programa Prozelare. Os serviços incluíram manutenção elétrica, hidráulica e de climatização, além de reparos estruturais, pintura e conservação dos espaços escolares.
O início do ano letivo também conta com o fortalecimento do quadro de servidores da educação. Ao longo do último ano, a Secretaria Municipal da Educação admitiu 549 profissionais, entre servidores estatutários e contratados em regime especial, incluindo efetivos e temporários.
