Rafael Decker e Marlon Bastos conquistam vitória inédita na 39ª Cascavel de Ouro
Dupla da Caús Motorsport sai da 32ª posição, supera prova sob chuva constante e entra para a história da corrida mais tradicional do automobilismo brasileiro
Por Luciano Neves
Créditos: Vanderley Soares
dupla Rafael Decker e Marlon Bastos conquistou a primeira vitória da carreira na Cascavel de Ouro após uma corrida marcada por chuva intensa e diversas intervenções do safety car. Largando em 32ª posição devido a uma quebra de amortecedor na classificação, a dupla da Caús Motorsport realizou uma recuperação impressionante para cruzar a linha de chegada na frente e escrever seu nome na história da 39ª edição da prova mais tradicional do automobilismo brasileiro.
“Vencer a Cascavel de Ouro é um sonho. A gente acreditou até o fim, mesmo largando lá atrás. Era uma corrida para ter calma, ler o que estava acontecendo e aproveitar as oportunidades. Quando vi que o ritmo estava vindo, só pensei em manter a concentração e trazer o carro até o fim”, afirmou Rafael Decker enquanto seu companheiro de equipe completava a última volta da prova segunda edição noturna da prova.
Thiago Klein e Odair dos Santos, da Stumpf Preparações, largando mais à frente, fizeram uma corrida consistente e terminaram em segundo, mantendo ritmo forte mesmo nos momentos de safety car. Campeões de 2024, Juninho Berlanda e Gustavo Magnabosco, da Roger Racing, completaram o pódio em terceiro, aproveitando oportunidades e estratégias de pit stops para avançar na classificação. Alexandre Frankenberger e Leandro Guerra, da MIG Motorsports, conquistaram a quarta posição e Rafael Barranco e Ariel Barranco, também da Stumpf Preparações, completaram o top 5 da prova mais tradicional do automobilismo brasileiro.
Antes da largada, algumas alterações no grid foram registradas. Cesar Cardoso não pôde largar, Caio Castro precisou ser substituído por Murilo Fiori após uma leve lesão no cotovelo, e Guilherme Sirtoli e Maurício Vilhena enfrentaram problemas mecânicos e também ficaram de fora da corrida.
Edson Massaro, organizador da prova, destacou a grandiosidade do grid e o desafio da pista molhada. “A felicidade é enorme em ver 58 carros alinhados para a 39ª Cascavel de Ouro. Pena que São Pedro não ajudou, mas corremos no seco ou na chuva. Mais cedo me pediram para descrever a edição em uma só palavra e, com certeza, é sucesso”, disse.
Murilo Fiori e Rodrigo Vieira, do carro 22, que completaram a primeira fila no grid de largada, lideraram boa parte da prova mas perderam rendimento após problemas. A dupla Luis Carlos Ribeiro e Lorenzo Massaro, que largaram na pole, enfrentaram problemas mecânicos nas voltas iniciais, conseguiram retornar à pista, mas acabaram envolvidos em uma colisão e precisaram abandonar a prova.
Durante a prova, Alê Xavier chegou a liderar, enquanto Beto Monteiro comentou sobre a estratégia da equipe. “A prova é tão imprevisível quanto a posição que estamos agora, mas temos que agradecer ao Beto Cavelheiro, que fez nossa estratégia, um trabalho maravilhoso. Viemos fazendo contas e estamos muito bem. Agora é determinante manter a frente”, afirmou. A dupla também enfrentou problemas nas voltas finais e acabou na 30ª colocação.
Na Master, Fábio Tokunaga (Sussego Motorsports) se destacou ao longo da prova, mantendo ritmo constante mesmo em meio à chuva e aos incidentes, garantindo a liderança da categoria e completando o pódio à frente de César Cardoso (Scuderia Fast Racing) e Ademar D’Agostini/Kadu Silva (Podium Racing).
Na Super, Eduardo Bonamigo/Igor Lemos (Garajão Racing) demonstraram recuperação e consistência, superando adversários em momentos críticos da corrida, enquanto Mateus Laba/Guilherme Morandini e Luiz Brambila/Bruno Risseto completaram o pódio da categoria após estratégias acertadas nos pit stops.
Na Light, Edu de Paula/Léo Kowalski (Duraline Racing) mantiveram bom desempenho durante a prova, aproveitando as oportunidades durante os períodos de safety car, com Cleiton Mocelim/Felipe Baum e Jorge Marques/Lucas José completando o pódio da categoria e garantindo boas colocações dentro do grid competitivo.
NA PISTA
A largada ocorreu sob safety car devido à pista molhada. Murilo Fiori assumiu a ponta nas primeiras voltas, enquanto outros pilotos aproveitaram os pit stops estratégicos para ganhar posições. Um acidente múltiplo envolvendo Eduardo Pavelski/Rick Heidrich, Natan/Guilherme Sperafico e Rodrigo Elger/Cacá Schilipack provocou a primeira intervenção, testando a concentração e estratégia das equipes.
A pista continuou desafiadora, com acidentes e saídas de pista, como Nilton Rossoni batendo na proteção de pneus e outros carros sofrendo toques e escapadas. O safety car entrou várias vezes, mantendo a disputa tensa e imprevisível. A chuva alternava períodos de intensidade, exigindo atenção redobrada dos pilotos.
Com a aproximação do final da prova,Marlon Bastos avançou de forma consistente entre os líderes, quando quatro dos cinco carros que estavam à sua frente entraram nos boxes para cumprir a quatro e última parada obrigatória. Após a ultrapassagem sobre Alex Xavier, a dupla da Caús Motorsport assumiu a liderança faltando poucos minutos para o fim e segurou a posição até a bandeirada, completando as 94 voltas.
39ª Cascavel de Ouro - 1º de novembro de 2025
(Resultado após 94 voltas)
1º) Rafael Decker/Marlon Bastos (PR) – Ford Fiesta (PRO), Caús Motorsport, 94 voltas em 3h01m38s501
2º) Thiago Klein/Odair dos Santos (PR/PAR) – VW Gol (PRO), Stumpf Preparações, a 6s269
3º) Juninho Berlanda/Gustavo Magnabosco (SC) – VW Gol (PRO), Roger Racing, a 18s492
4º) Alexandre Frankenberger/Leandro Guerra (SC/SP) – VW Gol (PRO), MIG Motorsports, a 1 volta
5º) Rafael Barranco/Ariel Barranco (PR) – VW Gol (PRO), Stumpf Preparações, a 1 volta
6º) Anderson Portes/Juliano Bastos (PR) – Ford Ka (PRO), Alpi Motors, a 1 volta
7º) Eduardo Bonamigo/Igor Lemos (MS) – VW Gol (SUPER), Garajão Racing, a 1 volta
8º) Vicente Orige/Christian Fittipaldi (SC/SP) – VW Gol (PRO), Roger Racing, a 1 volta
9º) Taylor Pilger/Ike Ramos (PAR/RS) – VW Gol (PRO), TLP Racing, a 1 volta
10º) Gustavo Myasava/Akyu Myasava (PR) – GM Celta (PRO), MRF Motorsports, a 1 volta
11º) Luciano Tróes/Guilherme Ragnini (SC) – VW Gol (PRO), Roger Racing, a 2 voltas
12º) Mateus Laba/Guilherme Morandini (MS) – VW Gol (SUPER), Garajão Racing, a 2 voltas
13º) Edu de Paula/Léo Kowalski (SC/PR) – VW Gol (LIGHT), Duraline Racing, a 2 voltas
14º) Marcelo Andrade/Enzo Falquete (PR/SC) – Ford Ka (PRO), MD7-Ferrari Motorsport, a 2 voltas
15º) Marcelo Campagnolo/Felipe Malinowski (PR) – GM Corsa (PRO), Caús Motorsport, a 3 voltas
16º) Xande Bastos/Ike Bastos (SC) – VW Gol (PRO), Roger Racing, a 3 voltas
17º) Caio Botelho/Adriano Barbosa (PR) – VW Gol (PRO), Sussego Motorsports, a 3 voltas
18º) Fábio Tokunaga (PR) – VW Gol (MASTER), Sussego Motorsports, a 3 voltas
19º) Cleiton Mocelim/Felipe Baum (SC) – VW Gol (LIGHT), Regicar Preparações, a 3 voltas
20º) Silas Passos/Uli Dias (MG/EUA) – Ford Ka (PRO), Esquadra Luc-Scuderia Fast Racing, a 4 voltas
21º) Gilberto Silva/Richard Heidrich (SC) – VW Gol (MASTER), MP Competições, a 4 voltas
22º) Alexandre Camargo/Márcio Lopes (MT) – VW Gol (LIGHT), TGA Racing, a 4 voltas
23º) Toninho Carvalho/Rômulo Molinari (PR) – VW Gol (LIGHT), ScuderiaSR Competições, a 4 voltas
24º) Jorge Marques/Lucas José (SC) – VW Gol (LIGHT), Regicar Preparações, a 4 voltas
25º) Bernardo Barlera/Adriano Botelho (PR) – VW Gol (LIGHT), Sussego Motorsports, a 4 voltas
26º) Luiz Brambila/Bruno Risseto (PR) – VW Gol (SUPER), Abreu Motors, a 5 voltas
27º) Marcelo Beux/Ingmar Biberg (PR) – Ford Ka (PRO), Ferrari Motorsport, a 6 voltas
28º) Caíto Carvalho/Renato Lima (PR/EUA) – Ford Fiesta (PRO), Speed Car, a 6 voltas
29º) Renata Camargo/Walter Savaglia (SP) – GM Celta (SUPER), Scuderia Fast Racing, a 7 voltas
30º) Alê Xavier/Beto Monteiro (PR/PE) – Ford Ka (PRO), Ferrari Motorsport, a 7 voltas
31º) Lucas Holderle/Bernardo Cardoso (RS) – GM Celta (PRO), Scuderia Fast Racing Júnior, a 8 voltas
32º) Adriano Reisdorfer/Júnior Stumpf (PR) – VW Gol (SUPER), Esquadra Luc-Stumpf Preparações, a 8 voltas
33º) Alessandro Weiss (PR) – VW Gol (LIGHT), Thiri Racing, a 8 voltas
34º) Jones Salvaro/Humberto Guerra (PR/SP) – VW Gol (PRO), HT Guerra, a 10 voltas
35º) Pierre Simão/Chris Pampuch (SC/PR) – VW Gol (LIGHT), NB Racing, a 10 voltas
36º) Christian Barlera/Rafael Lupatini (PR) – VW Gol (LIGHT), B&B Racing Team, a 12 voltas
37º) Marcos Silva Ramos/José Cordova (PR) – Peugeot 207 (MASTER), Cordova Motorsport, a 14 voltas
38º) Léo Martins/Marcus Índio (RJ/SP) – GM Celta (PRO), Scuderia Fast Racing, a 15 voltas
39º) Ademar D’Agostini/Kadu Silva (PR) – VW Gol (MASTER), Podium Racing, a 16 voltas
NÃO COMPLETARAM
Marcelo Perillo/Vitor Perillo (GO), VW Gol (PRO), Petrópolis Motorsport
Rodrigo Sartori/Matheus de Borba (SC), VW Gol (LIGHT), Stumpf Preparações
Naor Petry/Gefferson de Lima (SC/PR), VW Gol (PRO), RB Motorsport
Davi Steelmol/Cezar Martins (PR/SP), VW Gol (PRO), Bonora Racing
Natan Sperafico/Guilherme Sperafico (PR), VW Gol (PRO), Pein Competições
Rick Heidrich/Eduardo Pavelski (SC/PR), VW Gol (PRO), Sérgio Ferrari Racing Team
Rodrigo Elger/Cacá Schilipack (PR), VW Gol (PRO), Cacá Competições
A 40ª edição da Cascavel de Ouro já tem data marcada. Será em 14 de novembro de 2026, dia do aniversário de 75 anos de Cascavel. A programação da 39ª Cascavel de Ouro incluiu a quinta edição da Cascavel de Prata, com os carros da Race Cup, e etapas dos campeonatos da Copa FRUM Gold Classic e da Copa Hyundai HB20. O evento é realizado por Masso Sports, Automóvel Clube de Cascavel e Gold Racing e conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, da Steelmol Molas Industriais, da Masso Alimentos, da Guatá Madeiras e do COMTUR.
Créditos: Assessoria
