Projeto +ENEM é lançado no Oeste para preparar 12 mil estudantes da rede pública
Iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Seed oferece preparação gratuita para o Enem, vestibulares e Prova Paraná+; inscrições seguem abertas até 28 de junho
Créditos: Divulgação
Estudantes, professores, gestores da educação e autoridades participaram, na terça-feira (23), em Cascavel, da apresentação do Projeto +ENEM, iniciativa que oferecerá preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e a Prova Paraná+ a estudantes da rede pública de ensino do Oeste e Sudoeste do Paraná.
O lançamento ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e reuniu representantes da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), prefeitos, deputados, lideranças regionais e integrantes da comunidade escolar.
O programa é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e o Governo do Estado e pretende atender até 12 mil estudantes da região, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior por meio de um curso preparatório gratuito.
A proposta contempla aulas em formato híbrido, acompanhamento do desempenho dos alunos, aulões de revisão, palestras formativas e visitas ao Itaipu Parquetec, aproximando os participantes de ambientes voltados à inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Durante o evento, também foram apresentados outros projetos desenvolvidos em parceria entre Itaipu e instituições da região, entre eles a entrega do documento de aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para os estudos de viabilidade do Anel Viário de Cascavel e a assinatura do convênio "Saúde Territorial e Inclusão Socioambiental no Oeste do Paraná: Diálogos, Formação e Comunicação para o Desenvolvimento Sustentável".
Entre os estudantes presentes estavam Bianca Pereira Arconti Lima e Filipe Emanuel Macarini Roco, do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel. Ambos destacaram que a iniciativa representa uma oportunidade para ampliar a preparação rumo ao ensino superior.
Bianca pretende cursar Direito e utilizar a nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos. Já Filipe busca ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e acredita que o projeto contribuirá para melhorar seu desempenho nas provas.
Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Rosimar Baú, cerca de 5 mil estudantes vinculados ao núcleo regional deverão ser atendidos pelo programa. Além das aulas, os participantes terão acesso gratuito a material didático, transporte e alimentação.
Para o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a iniciativa fortalece a democratização do acesso ao ensino superior ao oferecer preparação qualificada para diferentes processos seletivos.
Já o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, afirmou que o programa busca incentivar os jovens a enxergarem a educação e a ciência como instrumentos de transformação social e desenvolvimento.
As inscrições para o Projeto +ENEM permanecem abertas até o próximo dia 28 de junho e podem ser realizadas gratuitamente por estudantes da rede pública por meio do site do Itaipu Parquetec. O início das atividades está previsto para os próximos meses, com foco na preparação dos participantes para as principais avaliações de acesso ao ensino superior.
Foto: Divulgação
