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Procon-PR participa de mutirão online de renegociação de dívidas com bancos

Ação em parceria com a Febraban é para negociar dívidas em atraso cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras.

Por Gabriel Porta Martins

Procon-PR participa de mutirão online de renegociação de dívidas com bancos

A Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-PR, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor e a Febraban, está oferecendo, até 30 de novembro, a possibilidade do consumidor negociar seus débitos pela internet, num mutirão online de renegociação de dívidas.
De acordo com Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, poderão ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras. Não poderão ser negociadas dívidas que tenham bens dados como garantia, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, por exemplo, ou contratos que estejam com as parcelas em dia.
A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida. Novas gestões municipais terão suporte do Governo do Estado para revisão de planos diretores
"Além da negociação das dívidas, o consumidor terá acesso ainda a plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira, tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a sair do sufoco", complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma Consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

Paraná deixa ser o estado com o maior número de endividados do país

Medidas como essa ajudam os paranaenses a sair da fila das dívidas. É o que indica a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Fecomércio PR em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), que aponta uma melhora significativa nos índices de endividamento das famílias no Paraná. Em maio de 2024, o percentual de famílias endividadas no estado caiu para 89,4%, uma redução em comparação aos 94,1% registrados em maio de 2023. A queda também é observada na comparação entre abril e maio de 2024, quando o índice passou de 90,3% para 89,4%, trazendo um alívio importante para os orçamentos familiares.
Desde novembro de 2023, esta é a primeira vez que o Paraná sai da posição de estado com o maior número de endividados, caindo para o terceiro lugar. Em maio, Roraima assumiu o topo do ranking, com 89,9% da população endividada, seguido pelo Espírito Santo, com 89,8%.
A pesquisa indica ainda uma redução contínua nos índices de endividamento e inadimplência desde agosto de 2023. Em maio do ano passado, 19,3% das famílias paranaenses tinham contas em atraso, percentual que caiu para 13,1% em maio deste ano. O número de famílias que declararam não ter condições de quitar suas dívidas também recuou, de 5,7% em maio de 2023 para 4% em maio de 2024.
A análise detalhada por faixa de renda mostra que o endividamento entre famílias com renda de até dez salários mínimos diminuiu de 90,4% para 89,5%, sendo que 13,9% destas famílias têm contas em atraso e 5% afirmam não conseguir quitá-las. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, o endividamento passou de 89,9% em abril para 88,7% em maio, com 9,5% das contas em atraso e apenas 0,6% sem condições de pagamento.