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Procon do Paraná notifica bancos por alteração de data de fechamento de faturas

Por Giuliano Saito


Segundo Procon, mudanças podem caracterizar infração aos direitos do consumidor. Órgão orienta que clientes que notarem alterações formalizem reclamações. g1 aguarda retorno dos bancos. Procon diz que consumidores que perceberem alteração na data da fatura devem registrar reclamações Reprodução/EPTV O Procon do Paraná notificou o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank, Santander e Banco Inter sobre a alteração da data de fechamento de faturas de maneira unilateral, ou seja, sem a autorização de clientes. Segundo o Procon, a alteração pode levar o consumidor ao pagamento de juros e eventual endividamento. O g1 aguarda retorno das instituições sobre a notificação. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Em junho deste ano, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) informou que alguns bancos estavam reduzindo o prazo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura, que costumava ter, em média, 40 dias. Na ocasião, a maioria dos bancos negou as mudanças. Na argumentação do Procon do Paraná, mesmo não havendo regulamentação específica por parte do Banco Central ou do Conselho Monetário Nacional a respeito do tema, eventuais mudanças podem caracterizar infração aos direitos do consumidor, com pena de multa de varia de R$ 900 a R$ 12 milhões. Segundo Claudia Silvano, coordenadora do Procon, consumidores que perceberem alteração na data da fatura podem registrar reclamações pelo canal online do órgão. Leia também: VÍDEO: torcedores do Palmeiras vandalizam ônibus com passageiros Segurança: PM é morto a tiros durante tentativa de assalto em Abatiá Engavetamento: Vídeo mostra caminhão arrastando 14 carros na BR-376 Pesquisa Entenda se bancos estão mudando datas de fechamento das faturas dos cartões Segundo o Procon, uma pesquisa realizada pelo órgão em junho deste ano, com mais de 2,2 mil pessoas, revelou que 76% do público tem o fechamento da fatura informado pelo app ou site do banco. Para o órgão, a atitude é preocupante porque a informação “pode ser alterada a qualquer momento pelos bancos sem que o cliente perceba”. Segundo o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, a pesquisa também constatou que os consumidores estão habituados a realizar compras um dia após o fechamento das faturas, na chamada “melhor data de compra”, o que garante o pagamento da fatura dentro de um prazo de cerca de 40 dias. “Essa realidade é mais relevante quando constatamos que o consumidor aguarda o fechamento da fatura para a compra do rancho do mês no supermercado”. Vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.