RESULT

Prefeitura de Cascavel anuncia reforço na segurança pública com 28 novos GMs

Secretário estadual, prefeito e comandantes discutem soluções para moradores de rua e segurança pública

Por Gabriel Porta Martins

Prefeitura de Cascavel anuncia reforço na segurança pública com 28 novos GMs Créditos: Eliane Alexandrino/GP

Na manhã de quinta-feira (3), a Prefeitura de Cascavel convocou a imprensa para uma coletiva em que anunciou novas ações de segurança pública no município. O prefeito Renato Silva, o vice Henrique Mecabô, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee, estiveram presentes no encontro e debateram soluções para os desafios relacionados à população em situação de rua.  

O prefeito Renato Silva (PL) reafirmou o compromisso da administração municipal com a segurança pública, destacando avanços e novos investimentos em ações integradas com as forças policiais. Em seu discurso, agradeceu o trabalho das autoridades do secretario de Segurança Pública Coronel Lee, e ressaltou que a cidade está vigilante e atuante no combate à criminalidade. O prefeito anunciou o reforço da Guarda Municipal com a contratação de 28 novos agentes e mais investimentos em equipamentos e treinamento.  

Renato Silva reconheceu que, embora os índices de criminalidade tenham caído, incidentes isolados ainda ocorrem. "Acidentes infelizmente acontecem, mas o que importa é que estamos unidos, com todo o sistema de segurança integrado", afirmou.  

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a melhora significativa nos índices de criminalidade em Cascavel, com redução de 56% nos homicídios no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Roubos e furtos também registraram queda de 20%.  

Apesar dos avanços, o secretário lembrou do trágico caso de Luís Lourenço, morto com golpes de bastão por um homem em situação de rua na região central da cidade, e ressaltou que situações como essa não são exclusivas de Cascavel. "Infelizmente, enfrentamos o mesmo problema em Curitiba, Maringá e até em outras capitais, como São Paulo", afirmou. Ele destacou que a questão envolve fatores sociais, como o uso de drogas e álcool em vias públicas, que demandam abordagens além da segurança pública.  

"Hoje, não podemos fazer a condução coercitiva de pessoas para tratamento sem ordem judicial, mas nossas forças têm atuado de forma preventiva, identificando indivíduos com passagens policiais, cumprindo mandados de prisão e apreendendo objetos que podem ser usados como armas", explicou. Como exemplo, citou uma recente operação liderada pelo Coronel Lee, comandante da Guarda Municipal, que resultou na apreensão de facas e na prisão de suspeitos.  

A prefeitura também vem reforçando uma campanha contra a doação de esmolas, que tem gerado comportamentos mais agressivos por parte de alguns pedintes no centro da cidade. A iniciativa visa incentivar a população a contribuir com instituições de caridade em vez de dar esmolas diretamente nas ruas.

  • ATUALIZAÇÃO

Operação vigilância 

A Polícia Militar do Paraná realizou na quarta-feira (2) a Operação "Vigilância" no centro e zona norte de Cascavel, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e crimes. A ação foi executada pelo 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM) e 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM).  

De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (3), a operação resultou em:

- 148 pessoas abordadas  
- 31 veículos vistoriados  
- 6 prisões efetuadas  
- Apreensão de 259 gramas de cocaína e 53 gramas de maconha  
- R$ 7.979,00 em dinheiro recolhido (com indícios de vinculação ao tráfico)  
- 1 celular e outros materiais apreendidos  

A PM acredita que parte dos moradores em situação de rua da região estaria envolvida em atividades ilícitas para sustentar o consumo de drogas e álcool.

 

 

 

Créditos: Da redação