Pontos de Atendimento ao Empreendedor apoiaram mais de 39 mil empresas
O consultor do Sebrae/PR, Luciano Campos, avalia que a rede de Pontos de Atendimentos contou com parceiros fundamentais em seu objetivo de levar conhecimento, fomentar negócios e impulsionar os diferenciais competitivos de pequenas e médias empresas.
Por Gazeta do Paraná
Em 2024, os Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs) prestaram auxílio a 39.884 empresas ao longo do ano em todo o Paraná, o balanço é 17% maior do que 2023, quando foram atendidas 33.178 empresas pelos 81 PAs instalados 79 municípios do Estado. Além disso, a avaliação dos atendimentos em 2024, medida pelo Net Promoter Score (NPS), superou a do ano anterior: passou de 82,2 para 83,8.
Os espaços funcionam em parceria com instituições empresariais. O consultor do Sebrae/PR, Luciano Campos, avalia que a rede de Pontos de Atendimentos contou com parceiros fundamentais em seu objetivo de levar conhecimento, fomentar negócios e impulsionar os diferenciais competitivos de pequenas e médias empresas.
“O ano foi importante para os Pontos de Atendimento, em que alcançamos números expressivos e conseguimos performar em conjunto com nossos parceiros, como as associações comerciais. Outro ponto é que foi possível ampliar a avaliação dos clientes atendidos pela rede mesmo com o aumento do número de atendimentos”, afirma.
O consultor ressalta que, para 2025, o objetivo é ampliar ainda mais a quantidade e qualidade dos atendimentos da rede, cujos 81 pontos estão espalhados pelo Paraná em parceria com associações comerciais, em sua maioria.
Tamires Lopes Antoneli, gerente há 12 anos de uma loja do ramo de confecções e calçados, em Imbituva, na região dos Campos Gerais, conta que recorreu aos serviços do Ponto de Atendimento local em busca de cursos voltados ao atendimento ao cliente, vitrinismo e empreendedorismo.
“Primamos pelo atendimento de qualidade no estabelecimento e buscamos as capacitações para alcançarmos os resultados desejados. Os serviços oferecidos pelo Ponto de Atendimento vêm ao encontro das nossas necessidades, com profissionais capacitados e com metodologia fácil de ser aplicada no dia a dia do negócio”, comenta.
Na região Oeste paranaense, em Cascavel, o empreendedor Thiago Jumes também usufruiu dos serviços do PA e garante: o crescimento da empresa que ele e a irmã fundaram juntos, foi considerável.
“Minha irmã, Marina, é chocolatier há dez anos e já trabalhava com a produção artesanal. A ideia era nos unirmos para fazer algo escalável e que atingisse um público diferente. Foi, então, há pouco mais de um ano que decidimos abrir a empresa e desde o começo buscamos o apoio do PA dentro da AMIC (Associação de Micro e Pequenas Empresas)”, relata.
No espaço, os dois participaram de treinamentos, palestras, workshops e tiveram acesso a atendimentos especializados.
“Os treinamentos, em especial, foram fundamentais. Além disso, também destaco a conexão com outros empresários dentro da Associação. Começamos no primeiro mês com faturamento de R$2,5 mil e no Natal do ano passado, nosso faturamento superou todo o montante dos meses anteriores. Isso só foi possível porque tivemos apoio e é o que eu sempre digo: por ser gratuito, às vezes o empreendedor não valoriza muito, mas a verdade é que os conteúdos do Ponto de Atendimento são muito práticos e conectados com a realidade dos nossos negócios. Isso faz muita diferença”, conclui.
Os espaços conectam micro e pequenas empresas aos produtos e serviços do Sebrae e seus parceiros. Os PAs ofertam orientações em áreas como gestão financeira, marketing digital, melhoria em processos, aumento nas vendas, inovação e gestão de equipe de trabalho, tudo de forma gratuita.
Créditos: Cascavel Assessoria