Cascavel enfrenta o Londrina pelo Torneio Paraná de Verão
Cascavel busca a primeira vitória no torneio e técnico Silvinho aproveita para últimos ajustes antes da estreia no Paranaense, marcada para o próximo domingo
O Cascavel faz neste sábado (04) seu último jogo pelo Torneio Paraná de Verão. A Serpente Aurinegra enfrenta o Londrina, às 16h, no campo da Coopavel. O Torneio Paraná de Verão é uma competição amistosa entre quatro equipes e serve como preparação importante para o Campeonato Paranaense, que já começa no próximo fim de semana. A estreia do Cascavel no Estadual será diante do Cianorte, no domingo (12), às 16h, em partida que será realizada no Estádio Albino Turbay, casa do Leão do Vale.
Aliás, esse confronto será um reencontro entre as duas equipes, que já se enfrentaram no Torneio Paraná de Verão. Foi o primeiro duelo do Cascavel e também a primeira derrota: 2 a 0. Naquela ocasião, foi possível ter uma ideia de como será o novo FC Cascavel para 2025. A escalação inicial do técnico Silvinho Canuto foi: Jean Carlos no gol; na lateral direita, Lucas Serafini; os zagueiros Alcântara e Geovane; e na lateral esquerda, Paulo Victor. No meio-campo, Alex Paulino, Pedro Peçanha e Robinho; e no ataque, Rodrigo Alves, Josiel e Schutz.
No segundo confronto preparatório, o Cascavel enfrentou o Maringá, em partida realizada em Corbélia, e sofreu mais uma derrota por 2 a 0. Para esse duelo, o técnico Silvinho fez apenas uma mudança em relação ao time que entrou em campo no primeiro compromisso no torneio: alterou o miolo da zaga, com Thiago Lopes entrando no lugar de Geovane. O onze inicial foi: Jean Carlos; Serafini, Thiago Lopes, Alcântara e Paulo Victor; Alex Paulino, Pedro Peçanha e Robinho; Josiel, Gustavo Schutz e Rodrigo Alves.
O técnico Silvinho Canuto falou sobre suas expectativas para o próximo desafio, destacando a importância de evolução e ajustes na equipe antes da estreia no Campeonato Paranaense. Canuto considera os duelos diante de Cianorte e Maringá como jogos atípicos. “A expectativa é de evolução dentro daquilo que estamos preparando. Esperamos que o grupo apresente situações melhores do que vimos contra o Cianorte e o Maringá. Foram dois jogos diferentes: contra o Cianorte jogamos um pouco mais, já contra o Maringá tivemos que brigar um pouco mais em campo. Agora, queremos combinar essas duas situações, com disputa e intensidade, mas também colocando a bola no chão, jogando como esperamos”, avaliou Canuto.
A partida, que será realizada no campo da Coopavel, em Cascavel, marca uma transição importante após o último amistoso, disputado em Corbélia. Familiarizado com o local, o técnico acredita que o novo gramado será um aliado para o desempenho do time.
“A Coopavel já é um espaço conhecido. Os meninos da base jogam ali e já fizemos alguns jogos no local. A expectativa é que o time cresça, evolua, construa jogadas e as finalize. Esse gramado vai nos ajudar nesse processo. Queremos que os erros diminuam e que a equipe esteja cada vez mais preparada para a estreia”, destacou.
Sobre possíveis mudanças no time, Canuto indicou que prefere manter a base do elenco, promovendo ajustes pontuais. “Eu não gosto de mexer muito. Gosto de deixar o esquema tático consistente e os jogadores mais à vontade. Vamos fazer uma ou outra troca, principalmente para dar minutagem aos atletas que esperamos ter em campo no dia 12.”
Londrina
O Londrina disputou duas partidas no Torneio Paraná de Verão, com uma vitória e uma derrota. Na estreia, enfrentando o Maringá em Alvorada do Sul, o Tubarão conquistou sua primeira vitória, por 2 a 0.
Na segunda partida, jogando no estádio do adversário, derrota por 2 a 1 para o Cianorte.
Após o duelo contra o Leão do Vale, o técnico Claudinei Oliveira revelou que a equipe pode não utilizar o time principal no confronto contra o Cascavel, apontando a logística complicada como principal motivo. “A gente vai ver se vai mandar mesmo a equipe (principal) ou não. Estamos valorizando a competição, mas a competição tem que nos valorizar também, tem que ter uma arbitragem boa, tudo bem organizado. Vamos viajar seis horas, expor nosso time nessa viagem, depois mais seis horas para voltar. Depois, são mais seis horas para Curitiba (para enfrentar o Coritiba na 1ª rodada), mais seis para Cascavel de novo (para a 2ª rodada), e mais seis horas para retornar. Vamos pensar e pesar tudo. Queremos ganhar o torneio, temos chance disso, mas vamos avaliar internamente. Talvez a gente preserve essa viagem e faça um jogo-treino com alguma equipe que venha a Londrina, ou então vá com força máxima”, explicou Claudinei Oliveira.
Com isso, é possível que o Londrina atue com um time recheado de jovens jogadores na próxima partida. O LEC estreia no Campeonato Paranaense no dia 12 de janeiro, no Couto Pereira, contra o Coritiba.