corbelia setembro

Ponte da Integração terá atos no Brasil e Paraguai

Estrutura financiada por Itaipu será aberta gradualmente

Ponte da Integração terá atos no Brasil e Paraguai Créditos: Divulgação

Pronta desde o segundo semestre de 2023, mas ainda sem operação regular, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai terá duas inaugurações oficiais, uma em cada país. O primeiro ato ocorre nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu, na aduana brasileira, a partir das 17h30, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa na cidade da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados.

Lula estará acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. A obra recebeu R$ 372 milhões em investimentos da Itaipu, além de R$ 340 milhões aplicados na construção da Perimetral Leste, rodovia de acesso à nova travessia em Foz.

Neste primeiro momento, a ponte será utilizada apenas no período noturno, exclusivamente para a passagem de caminhões vazios. A partir de 18 de janeiro de 2026, também será autorizada a circulação noturna de ônibus de turismo. A abertura total ocorrerá de forma gradual, com etapas previstas até 2027, conforme cronograma definido pela Comissão Mista Brasil–Paraguai.

No sábado (20), a ponte terá uma segunda inauguração, desta vez no Paraguai, sob comando do presidente Santiago Peña, na cabeceira de Presidente Franco. O ato incluirá a abertura do Centro de Fronteira paraguaio e a liberação dos primeiros veículos. Lula não participará do evento no país vizinho, mas entregará a Peña a presidência semestral do Mercosul após o encerramento da cúpula.

 

Com informações do H2Foz

Acesse nosso canal no WhatsApp