PL busca Sikêra Júnior para disputar Câmara em 2026 após perder principais puxadores de voto
Sigla tenta renovar quadro em São Paulo diante da ausência de Zambelli, Eduardo Bolsonaro e outros nomes que lideraram a votação em 2022
Créditos: Reprodução Internet
O PL de São Paulo intensificou a busca por nomes competitivos para as eleições de 2026 e abriu conversas com o apresentador Sikêra Júnior, conhecido nacionalmente por comandar programas policialescos e por sua defesa pública do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo apuração do Metrópoles, dirigentes da sigla já procuraram o apresentador, que é natural de Pernambuco e ganhou destaque em Manaus (AM). As tratativas seguem em andamento, mas podem ser afetadas por negociações paralelas de Sikêra com outra emissora. Ele segue contratado da TV A Crítica, onde apresenta o programa “Alerta”.
Sikêra já recebeu propostas de outros partidos
O PL não é a primeira legenda a tentar atrair o apresentador para a política. O União Brasil também sondou Sikêra Júnior para uma possível candidatura ao governo do Amazonas. As conversas, porém, não avançaram.
VEM PRO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ
•GEC #111 – Análise do TETRA do Flamengo na Libertadores!
•GERAÇÃO JOVEM #45 – ANA GROSSI | Andreo Eliezer Fontana: A força da juventude na vida pública
•PURGATÓRIO | Disciplina, técnica e afeto: conversa com o adestrador Jeferson Deobald Lima
Crise no PL motiva busca por novos puxadores de voto
A movimentação do PL ocorre em meio à perda dos principais nomes responsáveis pelo desempenho expressivo da sigla em São Paulo em 2022.
Quem eram os puxadores de voto do PL em 2022?
-
Carla Zambelli, a mais votada do partido com 946 mil votos, está presa na Itália e deve perder o mandato.
-
Eduardo Bolsonaro, que obteve 742 mil votos, está residindo nos Estados Unidos e virou réu no STF por coação na investigação da tentativa de golpe. Caso concorra em 2026, deve buscar o Senado ou até mesmo a Presidência.
-
Ricardo Salles e Guilherme Derrite, ambos entre os mais votados da sigla, deixaram o partido. Salles foi para o Novo e Derrite para o Progressistas.
Somados, esses quatro nomes receberam 2,5 milhões de votos, praticamente metade dos 5,1 milhões que o partido conquistou para a Câmara por São Paulo, número equivalente a 21,6% dos votos válidos.
Com a “debandada”, o PL busca novos candidatos que possam puxar votos e manter o tamanho da bancada.
Quem desponta como aposta para 2026?
Entre os nomes cotados estão:
-
Lucas Pavanato, vereador de São Paulo
-
Zoe Martinez, vereadora paulistana
-
Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente
A bancada paulista do PL tem hoje 18 deputados federais, incluindo Eduardo Bolsonaro e Zambelli.
