Ponto 14

Pedágio no Paraná: nova concessão inclui trechos da Região Metropolitana de Curitiba em pacote de obras

Por Giuliano Saito


Contorno Norte tem previsão de obras de duplicação. No Contorno Sul, modelo prevê quadruplicação de faixas adicionais. Contorno Leste, na Grande Curitiba RPC Os lotes 1 e 2 do novo pacote de concessão de rodovias no Paraná, que devem ir à leilão em agosto deste ano, incluíram trechos de estradas movimentadas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na lista de obras, como o Contorno Leste (PR-418), de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). No antigo Anel da Integração, o trecho não estava no pacote. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram O novo modelo foi formalizado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (3), em Brasília, um ano e seis meses depois do fim do contrato com as concessionárias que eram responsáveis pelo antigo Anel da Integração. De acordo com o Governo do Estado, no lote 1, as novas rodovias incluídas na concessão são a PR-418 e a PR-423, ligação entre Campo Largo e Araucária, também na RMC. Neste mesmo lote, uma das obras mais esperadas envolve o Contorno Sul, que inclui vários municípios da RMC. O trecho integrava o antigo Anel da Integração. Leia também: Valores de tarifas em novas concessões ainda não estão definidos Ratinho Junior assina concessão de rodovias estaduais ao Governo Federal No Contorno Sul, o novo contrato prevê quadruplicação, ou seja, duas faixas adicionais para cada lado da estrada. Na região, diariamente, caminhões do interior do estado trafegam com destino ao Porto de Paranaguá. Segundo o Governo do Paraná, entre as obras previstas no lote 1 estão: Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio; Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; Duplicação do Contorno Norte de Curitiba; Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376 Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. No lote 2, as principais obras previstas são: Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte do Rio Emboguaçu; Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná; Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo; Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio. O modelo No novo modelo de pedágio, foi incluído cerca de 1,1 mil quilômetros de trechos de rodovias estaduais nos lotes a serem leiloados. Ao todo, serão mais de três mil quilômetros de concessão com pacote de obras, sem outorga e leilão das rodovias na Bolsa de Valores. Próxima etapa Com a cessão das estradas, a próxima etapa do processo é a publicação dos editais para licitação - momento em que ficam definidos os valores das tarifas, qualidade do pavimento e tempo médio de atendimento de ambulâncias e guinchos, por exemplo. A expectativa é que os dois primeiros lotes de rodovias do Paraná tenham os editais divulgados o dia 16 de maio, com leilões previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. A previsão é que as novas concessionárias assumam as estradas no último trimestre deste ano. Ao todo, o estado é dividido em seis lotes. Não há data definida para os próximos grupos de rodovias serem leiloados, mas, em Brasília, governador e ministro afirmaram que a expectativa é que ao menos mais dois sejam leiloados ainda neste ano. Veja a formação dos demais lotes de estradas do Paraná: Lote 3 Trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km. Lote 4 Trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km. Lote 5 Trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km. Lote 6 Trechos das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 662,18 km. Os demais quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). No total, somando os seis lotes de concessão, o investimento previsto em infraestrutura e logística no Paraná deve ultrapassar os R$ 50 bilhões. Os lotes 1 e 2 o novo modelo de concessão de rodovias do Paraná Arte/RPC Curitiba Previsão para retomada das praças de cobrança De acordo com o Governo do Paraná, se o cronograma for mantido, considerando os prazos legais, as novas empresas só devem assumir as estradas dos lotes 1 e 2 no fim de 2023. Até lá, a responsabilidade pela manutenção das rodovias continuará com o poder público. Funcionamento do novo modelo No acordo definido entre o Governo do Estado e o Governo Federal, vencerá a licitação a empresa que oferecer o pedágio mais barato, ou seja, der o maior desconto em cima da tarifa estipulada no edital. O modelo é sem outorga, mas com o sistema de aporte financeiro, sem o limitador de desconto no leilão. Desta forma, os recursos que iriam para o governo federal só poderão ser aplicados em benefício dos usuários das rodovias do Paraná. Os vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.