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Pedágio no Paraná: Ratinho Junior assina concessão de rodovias estaduais ao Governo Federal; entenda como vai funcionar

Por Giuliano Saito


Assinatura foi feita nesta quarta (3), em Brasília, um ano e meio depois do fim das concessões. Valores das novas tarifas serão divulgados na fase de publicação dos editais para leilão das estradas. Ratinho Junior assina concessão de rodovias do Paraná ao Governo Federal Divulgação/AEN O governador Ratinho Junior (PSD), o presidente Lula (PT) e o ministro dos transportes Renan Filho assinaram na tarde desta quarta-feira (3), em Brasília (DF), o repasse das rodovias do Paraná ao Governo Federal. A assinatura ocorre um ano e seis meses depois do fim do contrato com as concessionárias que eram responsáveis pelo antigo Anel da Integração no Paraná. A oficialização permite à União a inclusão de cerca de 1,1 mil quilômetros de trechos de rodovias estaduais no pacote a ser leiloado e firma o modelo de concessão esperado pelo Governo do Paraná: definido pela menor tarifa nas praças, leilão das rodovias na Bolsa de Valores, além de mais de três mil quilômetros de concessão e obras. Veja detalhamento abaixo. Próxima etapa Com a cessão das estradas, a próxima etapa do processo é a publicação dos editais para licitação - momento em que ficam definidos os valores das tarifas, qualidade do pavimento e tempo médio de atendimento de ambulâncias e guinchos, por exemplo. A expectativa é que os dois primeiros lotes de rodovias do Paraná tenham os editais divulgados o dia 16 deste mês, com leilões previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. Eles incluem as rodovias federais BR-277, BR-376 e BR-373; além das rodovias estaduais PR-408, PR-151 e PR-323. A previsão é que as novas concessionárias assumam as estradas no último trimestre deste ano. Ao todo, o estado é dividido em seis lotes. Não há data definida para os próximos grupos de rodovias serem leiloados, mas, em Brasília, governador e ministro afirmaram que a expectativa é que ao menos mais dois sejam leiloados ainda neste ano. Veja também: Relembre: veja o que mudo no primeiro ano sem pedágio no Paraná Foo Fighters em Curitiba: banda anuncia show solo no Estádio Couto Pereira A entrega das estradas está aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desde agosto de 2021, mas a cessão ainda não tinha sido feita por falta de consenso sobre detalhes do novo modelo de pedágio. Os lotes 1 e 2 o novo modelo de concessão de rodovias do Paraná Arte/RPC Curitiba Previsão para retomada das praças de cobrança Praça de pedágio sem cobrança no Paraná Giuliano Gomes/PR PRESS De acordo com o Governo do Paraná, se o cronograma for mantido, considerando os prazos legais, as novas empresas só devem assumir as estradas dos lotes 1 e 2 no fim de 2023. Até lá, a responsabilidade pela manutenção das rodovias continuará com o poder público. Os vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.