Pedágio no Paraná: nova concessão inclui trechos da Região Metropolitana de Curitiba em pacote de obras
Por Giuliano Saito
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Contorno Norte tem previsão de obras de duplicação. No Contorno Sul, modelo prevê quadruplicação de faixas adicionais. Contorno Leste, na Grande Curitiba RPC Os lotes 1 e 2 do novo pacote de concessão de rodovias no Paraná, que devem ir à leilão em agosto deste ano, incluíram trechos de estradas movimentadas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na lista de obras, como o Contorno Leste (PR-418), de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). No antigo Anel da Integração, o trecho não estava no pacote. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram O novo modelo foi formalizado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (3), em Brasília, um ano e seis meses depois do fim do contrato com as concessionárias que eram responsáveis pelo antigo Anel da Integração. De acordo com o Governo do Estado, no lote 1, as novas rodovias incluídas na concessão são a PR-418 e a PR-423, ligação entre Campo Largo e Araucária, também na RMC. Neste mesmo lote, uma das obras mais esperadas envolve o Contorno Sul, que inclui vários municípios da RMC. O trecho integrava o antigo Anel da Integração. Leia também: Valores de tarifas em novas concessões ainda não estão definidos Ratinho Junior assina concessão de rodovias estaduais ao Governo Federal No Contorno Sul, o novo contrato prevê quadruplicação, ou seja, duas faixas adicionais para cada lado da estrada. Na região, diariamente, caminhões do interior do estado trafegam com destino ao Porto de Paranaguá. Segundo o Governo do Paraná, entre as obras previstas no lote 1 estão: Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio; Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; Duplicação do Contorno Norte de Curitiba; Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376 Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. No lote 2, as principais obras previstas são: Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte do Rio Emboguaçu; Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná; Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo; Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio. O modelo No novo modelo de pedágio, foi incluído cerca de 1,1 mil quilômetros de trechos de rodovias estaduais nos lotes a serem leiloados. Ao todo, serão mais de três mil quilômetros de concessão com pacote de obras, sem outorga e leilão das rodovias na Bolsa de Valores. Próxima etapa Com a cessão das estradas, a próxima etapa do processo é a publicação dos editais para licitação - momento em que ficam definidos os valores das tarifas, qualidade do pavimento e tempo médio de atendimento de ambulâncias e guinchos, por exemplo. A expectativa é que os dois primeiros lotes de rodovias do Paraná tenham os editais divulgados o dia 16 de maio, com leilões previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. A previsão é que as novas concessionárias assumam as estradas no último trimestre deste ano. Ao todo, o estado é dividido em seis lotes. Não há data definida para os próximos grupos de rodovias serem leiloados, mas, em Brasília, governador e ministro afirmaram que a expectativa é que ao menos mais dois sejam leiloados ainda neste ano. Veja a formação dos demais lotes de estradas do Paraná: Lote 3 Trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km. Lote 4 Trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km. Lote 5 Trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km. Lote 6 Trechos das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 662,18 km. Os demais quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). No total, somando os seis lotes de concessão, o investimento previsto em infraestrutura e logística no Paraná deve ultrapassar os R$ 50 bilhões. Os lotes 1 e 2 o novo modelo de concessão de rodovias do Paraná Arte/RPC Curitiba Previsão para retomada das praças de cobrança De acordo com o Governo do Paraná, se o cronograma for mantido, considerando os prazos legais, as novas empresas só devem assumir as estradas dos lotes 1 e 2 no fim de 2023. Até lá, a responsabilidade pela manutenção das rodovias continuará com o poder público. Funcionamento do novo modelo No acordo definido entre o Governo do Estado e o Governo Federal, vencerá a licitação a empresa que oferecer o pedágio mais barato, ou seja, der o maior desconto em cima da tarifa estipulada no edital. O modelo é sem outorga, mas com o sistema de aporte financeiro, sem o limitador de desconto no leilão. Desta forma, os recursos que iriam para o governo federal só poderão ser aplicados em benefício dos usuários das rodovias do Paraná. Os vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
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